Nossa Senhora da Glória registra alto índice de infestação pelo Aedes aegypti em Sergipe
De acordo com a classificação, o município registrou um índice de 4,3
Portal A8SE com informações do Gov/SE
Nossa Senhora da Glória foi o único município de Sergipe a apresentar alto índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti no quinto Levantamento Rápido de Índice de Infestação (LIRAa) de 2026, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta quarta-feira (29). O município registrou índice de 4,3, enquanto 43 apresentaram médio risco, 30 tiveram baixo risco e um não realizou o levantamento.
De acordo com a classificação do LIRAa, índices de 0 a 0,9 são considerados satisfatórios; de 1,0 a 3,9 indicam média infestação; e resultados acima de 4,0 representam alto risco. O levantamento mede a presença do mosquito nos municípios pesquisados.
A SES alerta que o período de estiagem pode levar ao armazenamento de água nas residências, aumentando o risco de formação de criadouros quando os recipientes ficam descobertos. A orientação é manter caixas-d’água e outros reservatórios tampados e eliminar recipientes que possam acumular água, como pneus e vasos de plantas.
Segundo o Boletim Semanal de Dengue e outras Arboviroses, referente à Semana Epidemiológica 38, Sergipe registrou, entre 4 de janeiro e 26 de setembro, 4.479 notificações de dengue. Desse total, 1.113 casos foram considerados prováveis e 727 confirmados. O estado contabiliza ainda dois óbitos pela doença em 2026.
Na Semana Epidemiológica 38, foram registrados 46 casos notificados de dengue, sendo 36 prováveis e 10 confirmados, sem novos óbitos. No mesmo período acumulado do ano, a chikungunya teve 958 notificações, 314 casos prováveis e 259 confirmados, sem mortes. Já a zika soma 98 notificações, nove casos prováveis e seis confirmados, também sem óbitos.
O Aedes aegypti é transmissor da dengue, chikungunya e zika. A eliminação de água parada em imóveis e terrenos é uma das principais medidas para evitar a reprodução do mosquito.
