Votos para deputado federal em Sergipe são retotalizados e cenário político muda

Uma das motivações para a recontagem dos votos foi o deferimento da candidatura de Eliane Aquino (PT)

Por redação Portal A8SE 18/11/2022 15h02
Votos para deputado federal em Sergipe são retotalizados e cenário político muda
Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Após decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os votos para o cargo de deputado federal, em Sergipe, foram contados novamente. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (18).

Uma das motivações para a recontagem dos votos foi o deferimento da candidatura de Eliane Aquino (PT), que estava sub judicie, e recebeu 66.072 votos no dia do pleito. Com isso, o candidato João Daniel (PT), que teve 68.969 votos, passa a ser incluído na lista de deputados federais, em Brasília, e Eliane se torna a primeira suplente do cargo.

Ainda, André David (Republicanos) que tinha sido eleito, agora também será suplente. Além disso, o procedimento foi feito devido a duas renúncias do pleito, os políticos Fenelon Mendonça Santos (Solidariedade) e Stephany Araujo Teixeira (PL).

Entenda a contagem de votos

A contagem de votos para deputados federais e estaduais se dá a partir do sistema proporcional de votos. Nesse sistema, primeiro de tudo é necessário que a soma dos votos por partido atinja o quociente eleitoral, que é a soma dos votos do partido dividida pelo número de cadeiras disponíveis na disputa.

Em seguida, é calculado o quociente partidário, que define quantos candidatos de cada partido poderá ser eleito. É somente neste momento, em que os votos de cada candidato são, enfim, utilizados individualmente para decidir se foram eleitos ou não.

Isso significa que um candidato bem votado não será necessariamente eleito, tudo depende do partido o qual está filiado e do quociente eleitoral e partidário.

Confira a lista de deputados federais atualizada:

  • Yandra de André (União Brasil): 131.471 votos
  • Ícaro de Valmir (PL): 75.912 votos
  • Fabio Reis (PSD): 75.848 votos
  • Gustinho Ribeiro (Republicanos): 71.831 votos
  • João Daniel (PT): 68.969 votos
  • Rodrigo Valadares (União Brasil): 49.696 votos
  • Thiago de Joaldo (PP): 45.698 votos
  • Delegada Katarina (PSD): 38.135 votos
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp