TSE exclui Forças Armadas e STF do grupo de fiscalização das eleições
Alteração na resolução que atualiza a lista de entidades legitimadas a fiscalizar o processo eleitoral foi aprovada nesta terça-feira

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (26) uma alteração na resolução que atualiza a lista de entidades legitimadas a fiscalizar o processo eleitoral. Com as mudanças, o Supremo Tribunal Federal (STF) e as Forças Armadas deixaram de integrar o rol de instituições autorizadas a acompanhar as fases de auditoria das urnas e dos sistemas eleitorais.
Nas eleições do ano passado, a corte e os militares travaram um embate sobre a lisura do processo eleitoral. O ex-presidente Jair Bolsonaro também utilizou questionamentos das Forças Armadas para fazer críticas à atuação do TSE.
Além dessa mudança, os ministros também incluíram o teste de integridade com biometria na norma que define as regras para a realização dos procedimentos de fiscalização do sistema eletrônico de votação.
A lista de instituições autorizadas a participar das etapas de fiscalização são partidos políticos, federações e coligações, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público, Congresso Nacional, Controladoria-Geral da União (CGU), Polícia Federal (PF), Sociedade Brasileira de Computação, Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Tribunal de Contas da União (TCU) e Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Integram ainda demais integrantes do Sistema Indústria e entidades corporativas pertencentes ao Sistema S, entidades privadas brasileiras sem fins lucrativos com notória atuação em fiscalização e transparência da gestão pública credenciadas no TSE e departamentos de tecnologia da informação de universidades credenciadas no TSE.
O trecho da norma aprovado na sessão desta terça também prevê a realização da testagem, a partir das eleições do ano que vem, em locais adjacentes aos de votação. O objetivo é facilitar a participação de eleitoras e eleitores, que serão convidados a contribuir depois de votarem normalmente.
A regulamentação, a coordenação e a implementação do teste integridade com biometria serão realizadas de acordo com a viabilidade técnica, logística, orçamentária e financeira da Justiça Eleitoral.
Para isso, há critérios: no mínimo 5% e no máximo 10% do total de urnas destinadas ao teste de integridade deverão contar com o uso da biometria cedida pelos voluntários; a testagem será aplicada em ao menos cinco capitais brasileiras e no Distrito Federal; e as localidades das seções eleitorais que farão o teste com biometria serão definidas pelas Comissões de Auditoria da Votação Eletrônica até dez dias antes da votação.
Seções eleitorais abertas a qualquer eleitor
Ainda segundo a norma, as seções eleitorais que abrigarão a auditoria serão abertas a qualquer eleitor interessado. A circulação na área em que as urnas e os computadores estiverem instalados, contudo, ficará restrita à Comissão de Auditoria de Votação Eletrônica, aos auxiliares designados e às pessoas previamente credenciadas para executar a auditoria.
No ano passado, 641 urnas de todo o país passaram pelo procedimento de auditoria. Desse total, 58 equipamentos pertencentes a 19 estados e ao Distrito Federal foram testados no projeto-piloto com biometria. Nenhuma divergência foi detectada, em ambas as modalidades.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Direto de Brasília 15/09/25 - CPMI do INSS cancelada

ITPS comanda operação para fiscalizar postos de combustíveis em Aracaju

Nesta segunda-feira foi realizada mais uma reunião da CPI da SMTT

Câmara de vereadores da capital promove audiência pública para homenagear o SESC e o SENAC

Quase 900 mil pessoas são afetadas por falta de água na região metropolitana da capital
Mais acessadas
Governo de Sergipe inicia pagamento dos servidores estaduais em 29 de setembro
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, é o escolhido do Brasil para o Oscar 2026
Emmy 2025: “Adolescência” brilha, “The Pitt” e “O Estúdio” dominam a noite
Caminhão-tanque tomba e bloqueia rodovia SE-270 em Salgado
Mais notícias
-
3 semanas, 3 dias Suspeito de estelionato em torno de sociedade para compra e venda de veículos em Sergipe é preso em São Paulo
-
3 semanas, 6 dias Reajuste salarial de aproximadamente 18 mil servidores estaduais é aprovado na Alese
-
3 semanas, 6 dias Alese aprova projeto que reduz tempo de promoção e reforça efetivo da Polícia Militar