STF constitui maioria para ampliar alcance de foro privilegiado
Os demais ministros da Corte têm até as 23h59 do dia 19 de abril para votar

Nesta sexta-feira (12), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para ampliar o alcance do foro privilegiado. O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, votou pela manutenção da medida em casos de crimes cometidos no cargo e em razão dele, mesmo após a saída da função.
O ministro concordou com o argumento do relator, ministro Gilmar Mendes, de que o envio do caso para outra instância quando o mandato se encerra gera prejuízo. “Esse sobe e desce processual produzia evidente prejuízo para o encerramento das investigações, afetando a eficácia e a credibilidade do sistema penal. Alimentava, ademais, a tentação permanente de manipulação da jurisdição pelos réus”, afirmou Barroso.
Além de Barroso e Gilmar Mendes, já haviam votado pela ampliação do alcance do foro privilegiado os ministros Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino.
Barroso chegou a pedir vista para analisar melhor os autos e, por esse motivo, o julgamento, em formato virtual, foi retomado nesta sexta-feira. O julgamento, entretanto, voltou a ser suspenso por um pedido de vista do ministro André Mendonça.
Agora, mesmo com o novo pedido de vista, de André Mendonça, os demais ministros da Corte têm até as 23h59 do dia 19 de abril para votar, caso queiram.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Campanha conscientiza a população para falar sobre autismo durante todo o ano

Paixão sergipana | confira a preparação das quadrilhas juninas para mais um ciclo de apresentações

Muita música | Curta o som de Kaelzinho Ferraz
