Rogério Carvalho questiona Banco Central sobre taxação de juros
Carvalho defende que, através do instrumento da lei já criada, é possível que o Brasil consiga reduzir parte de sua dívida

Nesta terça-feira (14), o senador Rogério Carvalho (PT/SE) disse que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, deve ir ao Senado Federal para dar explicações sobre questões ligadas à taxa básica de juros no Brasil.
Segundo Carvalho, o tema precisa ser discutido, sobretudo para entender quais os riscos o mercado brasileiro e população, num modo geral, correm em relação a outras cadeias econômicas.
"Atualmente, cerca de 70% das famílias estão endividadas, e isso afeta diretamente a atividade econômica do país, que já está comprometido com a produção industrial, o varejo, atacado etc. E isso tem se tornado um grande problema", comentou.
Ainda na opinião do senador Rogério Carvalho, o Banco Central precisa trazer algumas outras explicações importantes ao povo brasileiro. "O Pix foi um grande aliado, porque o sistema financeiro precisava de liquidez para realizar as transações. Portanto, através da Lei 14.185/21, de minha autoria, criamos um instrumento, que nada mais é do que a remuneração dos depósitos voluntários em substituição das operações compromissadas, que gera dívida de curto prazo para fazer gestão de liquidez", detalhou.
Carvalho defende que, através do instrumento da lei já criada, é possível que o Brasil consiga reduzir parte de sua dívida. E, por isso, ele indagou sobre a sua aplicabilidade. "Com esse instrumento (da Lei 14.185/2021), é possível reduzir em mais de R$ 1 trilhão de reais da dívida pública. E o tamanho da dívida influencia na base de cálculo sobre a qual incidirão os juros. Quanto maior a dívida, maior a conta de juros do país", explicou.
Últimas notícias + notícias

Suspeita de aplicar o golpe do 'Boa noite, Cinderela' é presa em Aracaju

Tartaruga marinha é encontrada morta na Orla da Atalaia em Aracaju; VÍDEO

Confira as linhas do transporte alternativo e o que muda após aprovação da lei na CMA

Embrapa abre edital para organizações voltadas à produção de coco e citros

Jovem que viralizou na internet por engravidar de quíntuplos perde os bebês

Operação no RJ prende foragido há mais de 10 anos por homicídio praticado em Aracaju
Últimas da TV Atalaia + TV Atalaia

Acontece operação com o objetivo de coibir a sonegação fiscal de cargas em Sergipe

Saumíneo Nascimento assume cargo de direção Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social
