Rogério Carvalho questiona Banco Central sobre taxação de juros

Carvalho defende que, através do instrumento da lei já criada, é possível que o Brasil consiga reduzir parte de sua dívida

Por redação Portal A8SE e assessoria de comunicação 14/03/2023 14h26
Rogério Carvalho questiona Banco Central sobre taxação de juros
Fotos: Daniel Gomes/assessoria de comunicação

Nesta terça-feira (14), o senador Rogério Carvalho (PT/SE) disse que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, deve ir ao Senado Federal para dar explicações sobre questões ligadas à taxa básica de juros no Brasil.

Segundo Carvalho, o tema precisa ser discutido, sobretudo para entender quais os riscos o mercado brasileiro e população, num modo geral, correm em relação a outras cadeias econômicas.

"Atualmente, cerca de 70% das famílias estão endividadas, e isso afeta diretamente a atividade econômica do país, que já está comprometido com a produção industrial, o varejo, atacado etc. E isso tem se tornado um grande problema", comentou.

Ainda na opinião do senador Rogério Carvalho, o Banco Central precisa trazer algumas outras explicações importantes ao povo brasileiro. "O Pix foi um grande aliado, porque o sistema financeiro precisava de liquidez para realizar as transações. Portanto, através da Lei 14.185/21, de minha autoria, criamos um instrumento, que nada mais é do que a remuneração dos depósitos voluntários em substituição das operações compromissadas, que gera dívida de curto prazo para fazer gestão de liquidez", detalhou.

Carvalho defende que, através do instrumento da lei já criada, é possível que o Brasil consiga reduzir parte de sua dívida. E, por isso, ele indagou sobre a sua aplicabilidade. "Com esse instrumento (da Lei 14.185/2021), é possível reduzir em mais de R$ 1 trilhão de reais da dívida pública. E o tamanho da dívida influencia na base de cálculo sobre a qual incidirão os juros. Quanto maior a dívida, maior a conta de juros do país", explicou.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp