Rogério Carvalho defende obrigatoriedade de teste sorológico para zika vírus em pessoas gestantes

Projeto de lei foi aprovado e segue para Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Por Redação do Portal A8SE 17/05/2023 11h07
Rogério Carvalho defende obrigatoriedade de teste sorológico para zika vírus em pessoas gestantes

O senador Rogério Carvalho (PT/SE) defendeu a obrigatoriedade da cobertura do teste sorológico para zika vírus em pessoas gestantes nos planos de saúde durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nessa terça-feira (16). O projeto de lei foi aprovado e segue para Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

O PL de autoria do senador Weverton (PDT-MA) busca alterar outra lei sobre planos de saúde privados, prevendo maior amplitude no cuidado das pessoas gestantes, sobretudo para evitar que o vírus, que acarretou em mais de 5 mil casos suspeitos de microcefalia entre os anos de 2015 e 2016, volte a atingir o país.

Segundo Rogério Carvalho, a matéria é de extrema importância, pois durante a epidemia de zika vírus, houve uma redução considerável da natalidade no Brasil pelo pavor causado em toda a sociedade.

"Mas é importante também registrar que a Anvisa já incluiu no rol obrigatório dos planos a sorologia para diagnóstico do zika vírus. Não podemos incorrer no erro de começar a fazer segregação positiva, ou seja, se não tiver em lei, a Anvisa ou os planos não cobrem. Então precisamos fazer esse reforço e reafirmar a importância dessa medida para proteger pessoas gestantes e crianças", afirma.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp