Poço Redondo pode perder 30% do território para Canindé de São Francisco

A disputa territorial foi iniciada em 1999

Por redação Portal A8SE 08/03/2023 16h17

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) começou a debater a polêmica sobre os limites territoriais entre os municípios de Canindé de São Francisco e Poço Redondo.

A prefeitura de Canindé reivindica 30% do território de Poço Redondo, sob a justificativa de que a área pertence a eles. Mas, de acordo com a prefeita de Poço Redondo, Aline Vasconcelos, a disputa territorial é antiga e a exigência de Canindé é equivocada. Para ela, o território pertence ao município que gere.

"Eu e meus advogados vamos lutar incansavelmente para que Poço Redondo se mantenha com o seu território, que faz parte de sua história, sua identidade, seu povo. Vamos buscar todos os meios jurídicos para reverter essa situação", enfatizou

Ainda, Aline alega que já perdeu povoados e assentamentos em zonas rurais, que passaram a integrar os limites municipais de Canindé. Agora, a situação segue indefinida e a votação seguirá na Alese.

Em contrapartida, a prefeitura de Canindé foi procurada pelo Portal A8SE para esclarecer a situação, mas não quis se pronunciar.

Histórico

Tudo começou em 1999, quando o município de Canindé entrou com a primeira ação judicial, reivindicando uma parte do território que seria deles, mas que encontrava-se nos limites de Poço Redondo.

Em 2011, Canindé entrou com mais uma ação contra o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), alegando que o órgão errou o censo demográfico entre os anos de 2007 a 2010. Então, o primeiro julgamento veio à tona em 2016, com desfecho favorável a Canindé.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp