Poço Redondo pode perder 30% do território para Canindé de São Francisco
A disputa territorial foi iniciada em 1999
A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) começou a debater a polêmica sobre os limites territoriais entre os municípios de Canindé de São Francisco e Poço Redondo.
A prefeitura de Canindé reivindica 30% do território de Poço Redondo, sob a justificativa de que a área pertence a eles. Mas, de acordo com a prefeita de Poço Redondo, Aline Vasconcelos, a disputa territorial é antiga e a exigência de Canindé é equivocada. Para ela, o território pertence ao município que gere.
"Eu e meus advogados vamos lutar incansavelmente para que Poço Redondo se mantenha com o seu território, que faz parte de sua história, sua identidade, seu povo. Vamos buscar todos os meios jurídicos para reverter essa situação", enfatizou
Ainda, Aline alega que já perdeu povoados e assentamentos em zonas rurais, que passaram a integrar os limites municipais de Canindé. Agora, a situação segue indefinida e a votação seguirá na Alese.
Em contrapartida, a prefeitura de Canindé foi procurada pelo Portal A8SE para esclarecer a situação, mas não quis se pronunciar.
Histórico
Tudo começou em 1999, quando o município de Canindé entrou com a primeira ação judicial, reivindicando uma parte do território que seria deles, mas que encontrava-se nos limites de Poço Redondo.
Em 2011, Canindé entrou com mais uma ação contra o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), alegando que o órgão errou o censo demográfico entre os anos de 2007 a 2010. Então, o primeiro julgamento veio à tona em 2016, com desfecho favorável a Canindé.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Vazamento de água na rua São Francisco de Assis no bairro Dom Luciano em Aracaju

Confira os destaques da ronda policial desta sexta-feira (09)

Missa em ação de graças pelo Papa Leão XIV é realizada na Catedral Metropolitana de Aracaju
