Parceria entre Consórcio Nordeste e Banco Mundial vai alavancar Hidrogênio Verde
Johannes Zutt declara que a parceria reflete o compromisso de cooperação com o desenvolvimento dos estados do Nordeste brasileiro

Nesta segunda-feira (25) o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, juntamente com outros governadores da região Nordeste, participaram de solenidade em Brasília, para assinatura de parceria entre o Consórcio Nordeste e o Banco Mundial para avanço da cadeia produtiva do Hidrogênio Verde. Estavam presentes também o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o diretor do Banco Mundial no Brasil, Johannes Hutt.
Essa parceria tem o objetivo de transformar a região em um polo global de hidrogênio e criar novas cadeias de valor nos estados, consolidando o Nordeste como um centro da economia sustentável, explorando potenciais oportunidades em projetos de energia solar, água e saneamento, além de fomentar a troca de experiências, conhecimentos e investimentos em infraestrutura pública digital para ampliar a conectividade, desenvolver plataformas digitais, implementar boas práticas em segurança cibernética e promover o desenvolvimento de habilidades digitais.
Na ocasião, Fábio Mitidieri pontuou a diversidade da matriz energética no estado de Sergipe, que possui hidrelétrica, parque eólico, biomassa, gás, petróleo, e afirmou que setores produtivos e órgãos estaduais estão atentos à transição energética. “Estamos preocupados com a transição energética responsável, que entenda que é a consciência verde é uma construção. Sergipe está atento às mudanças e investindo na diversidade da matriz energética e no potencial de exploração de gás recém descoberto”, afirmou.
Segundo o diretor do Banco Mundial no Brasil, Johannes Zutt, a assinatura dessa parceria reflete o compromisso de cooperação com o desenvolvimento dos estados do Nordeste brasileiro em quatro áreas chaves: transição energética, principalmente o desenvolvimento de hidrogênio verde e geração eólica offshore; engajamento comunitário; preservação da Caatinga; e desenvolvimento digital.

De acordo com o presidente do Consórcio Nordeste e governador da Paraíba, João Azevedo, o Nordeste será o grande produtor de hidrogênio verde no mundo. "Já temos grandes investimentos em energias solar e eólica e vários empreendimentos que iniciarão suas atividades nos próximos anos. Essa parceria promoverá a troca de experiência, além de suporte técnico a projetos que contribuirão com o desenvolvimento da nossa região”, considerou.
O Banco Mundial deverá assessorar os estados num plano de transição energética. Esse plano deverá se desdobrar em planos locais com operações de financiamento. Esse protocolo de intenção é um primeiro passo para promover amplamente a transição energética no Nordeste do país.
Últimas notícias + notícias

Márcia Fu canta 'Escrito nas Estrelas' durante reality e música de 1985 volta ao topo em 2023

Jovem é morto a tiros na Praça da Paz em Areia Branca

Serviço de emissão de identidade volta a funcionar em Sergipe a partir de segunda-feira (12)

Ponte sem manutenção coloca em risco a segurança dos moradores em Socorro e São Cristóvão

Lula avalia nomes para substituir Flávio Dino no Ministério da Justiça

Abastecimento de água ficará comprometido em Itabaiana nos próximos dias
Últimas da TV Atalaia + TV Atalaia

Feriado, movimentação no terminal rodoviário em Aracaju ainda é tranquila

Moradores do loteamento Santa Cecília em Socorro cobram pavimentação da rua 139
