MPF investiga ameaças de morte contra a líder quilombola Maria Izaltina em Brejão dos Negros
Os procuradores também encontraram outros problemas de ordem socioambiental
O Ministério Público Federal (MPF) visitou a comunidade quilombola Brejão dos Negros, localizada no município sergipano Brejo Grande, na última segunda-feira (27). O motivo da visita foi uma denúncia de ameaça de morte contra Maria Izaltina Silva Santos, líder do quilombo.
Segundo o MPF, as ameaças se intensificaram após o dia 20 de novembro, quando o Brejão dos Negros recebeu o reconhecimento das terras pelo Governo Federal.
A ação foi comandada pelos procuradores da República Gisele Bleggi e Márcio Albuquerque, acompanhados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Sergipe (Incra), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos (Ibama), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.
Na ocasião, os integrantes da comunidade puderam expor o quadro de violência e degradação ambiental que tem sofrido na região. “Eles relataram a restrição de acesso dos pescadores e povos ribeirinhos aos portos e recursos marinhos, com grave diminuição de pescados e de sua renda”, pontou Gisele Bleggi.
O Ibama, por sua vez, demonstrou preocupação com os problemas socioambientais encontrados no território. “Até 2015, o eixo de concentração da carcinicultura estava concentrado no território da Grande Aracaju. Agora mudou para a região do Baixo São Francisco, sobretudo em Brejo Grande, onde há centenas de empreendimentos ilegais, embargados pelo Ibama.”, explicou o instituto.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Natal; o verdadeiro significado dessa data tão especial que celebra o nascimento do menino Jesus
Quem vai viajar neste período de férias precisa ficar atento para evitar transtornos
Filarmônica Nossa Senhora da Conceição do município de Itabaiana completa 280 anos de história
Número de acidentes envolvendo motocicletas continuam a chamar atenção