Mais de R$ 600 milhões de transações suspeitas em campanha são identificados pelo TSE
Agora, as irregularidades encontradas ficam sob a investigação do MPE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou R$ 605 milhões em transferências financeiras suspeitas em campanhas eleitorais, após análise da prestação de contas parcial dos candidatos. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (23).
No total, foram detectados 59.072 casos de doações ou gastos potencialmente irregulares. Esse resultado foi alcançado a partir do cruzamento de dados de diferentes órgãos de controle, como Tribunal de Contas da União (TCU), Receita Federal, Conselho de Controle de Atividades Econômicas (Coaf) e a Polícia Federal (PF).
De acordo com o TSE, foram identificadas doações para campanhas feitas por pessoas beneficiárias de programas sociais ou com renda incompatível com o valor doado. Destes, foram constatados seis doadores falecidos e 190 desempregados.
“Ainda despertou o interesse dos analistas 10.296 situações em que um mesmo candidato recebeu numerosas contribuições feitas por diferentes empregados de uma mesma empresa”, afirmou o TSE.
Também foram constatados casos de empresas criadas, neste ano, que têm filiados a partidos ou parentes de candidatos enquanto sócios. A partir de agora, cabe ao Ministério Público Eleitoral (MPE) investigar as suspeitas, e uma nova rodada de investigação será feita após o primeiro turno das eleições.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Movimentação nas casas lotéricas para Mega da Virada
Movimentação intensa no Terminal Rodoviário Governador Luiz Garcia
Linhas de ônibus da Grande Aracaju vão ter itinerários alterados
Hospital do Câncer de Sergipe garante estrutura moderna aos pacientes oncológicos