Lula é eleito pela terceira vez presidente do Brasil
Segundo turno das eleições aconteceu neste domingo (30)
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente do Brasil neste domingo (30) após alcançar a preferência do primeiro turno das eleições contra Jair Messias Bolsonaro (PL), atual presidente do país. O vice é o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB).
Lula é o primeiro brasileiro a ser eleito presidente da República por três vezes, ele já esteve no cargo entre 2003 e 2010.
Trajetória
Nascido em Pernambuco, Lula, antes de ser político, foi metalúrgico e líder sindical. Ficou conhecido durante a ditadura militar, quando liderou grandes greves de operários em São Paulo e ajudou a fundar o PT, em 1980, e ao eleger-se deputado federal pelo estado paulista.
O petista foi uma das principais lideranças do movimento Diretas Já, no período da redemocratização, quando iniciou a carreira política. Durante governos anteriores de Lula foram fundados programas sociais, como o Bolsa Família e o Fome Zero.
Em 2018, ele foi preso e ficou 580 na sede da Polícia Federal de Curitiba devido às investigações da Operação Lava Jato, no entanto, em 2021, recuperou os direitos políticos após o STF anular as acusações por considerar que os processos não poderiam ter sido julgados na 13.ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, já que não tinham relação com o escândalo de corrupção. Neste ano, Lula lançou a candidatura.
Entenda a contagem de votos
No sistema majoritário ganha quem tiver a maioria dos votos válidos. O presidente é o chefe de Estado e de governo da República Federativa do Brasil, de acordo com o sistema presidencialista adotado pelo país, e o mandato do presidente dura quatro anos, com direito a uma disputa pela reeleição consecutiva
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp