Justiça Eleitoral nega pedido de impugnação e autoriza candidatura de Valmir de Francisquinho em Itabaiana
O relator votou pelo desprovimento do recurso, sendo mantida integralmente a sentença que deferiu o registro de Valmir

Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe manteve a decisão do juízo da 9ª Zona Eleitoral (Itabaiana), que julgou improcedente a Ação de Impugnação ao registro de candidatura de Valmir dos Santos Costa e aprovou a candidatura ao cargo de prefeito nas eleições municipais de 2024. O recurso apresentado pela coligação adversária apontava a ausência de condição de elegibilidade em virtude de existir condenação criminal em desfavor de Valmir.
O relator do caso, o juiz membro Breno Bergson Santos, explicou que, segundo o artigo 15, III, da Constituição Federal, a suspensão dos direitos políticos se dará no caso de “condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos”.
Iniciando a exposição de seu voto, o relator pontuou que “seria necessário verificar se a condenação criminal, cujo trânsito em julgado não ocorreu por completo, por conta de recurso de apelação tramitando em instância superior, ainda que manejado unicamente pela acusação, poderia ser considerada para fins de acarretar a suspensão dos direitos políticos do cidadão que postula a candidatura a cargo político”.
O juiz Breno Bergson ensinou que, sendo a capacidade eleitoral passiva (direito de ser votado) um direito fundamental do cidadão, a interpretação das normas que veiculam a sua inibição deve ocorrer de forma restrita, de modo a possibilitar o pleno exercício dos direitos e garantias fundamentais.
“O trânsito em julgado é a situação jurídica de imutabilidade da decisão condenatória, com a qual não se revela mais possível qualquer discussão sobre o seu conteúdo e sobre a qual já se mostra possível a execução do seu efeito imediato e principal, que é o seu cumprimento pelo apenado”, lecionou o juiz relator.
O relator votou pelo conhecimento e desprovimento do recurso, sendo mantida integralmente a sentença, que deferiu (aprovou) o registro de Valmir, candidato à Prefeitura de Itabaiana. A votação foi unânime.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Direto de Brasília 15/09/25 - CPMI do INSS cancelada

ITPS comanda operação para fiscalizar postos de combustíveis em Aracaju

Nesta segunda-feira foi realizada mais uma reunião da CPI da SMTT

Câmara de vereadores da capital promove audiência pública para homenagear o SESC e o SENAC

Quase 900 mil pessoas são afetadas por falta de água na região metropolitana da capital
Mais acessadas
Governo de Sergipe inicia pagamento dos servidores estaduais em 29 de setembro
Caminhão-tanque tomba e bloqueia rodovia SE-270 em Salgado
Emmy 2025: “Adolescência” brilha, “The Pitt” e “O Estúdio” dominam a noite
“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, é o escolhido do Brasil para o Oscar 2026
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
3 semanas, 3 dias Suspeito de estelionato em torno de sociedade para compra e venda de veículos em Sergipe é preso em São Paulo
-
3 semanas, 6 dias Reajuste salarial de aproximadamente 18 mil servidores estaduais é aprovado na Alese
-
3 semanas, 6 dias Alese aprova projeto que reduz tempo de promoção e reforça efetivo da Polícia Militar