Governador Fábio Mitidieri debate a privatização da Deso com Sindisan
O sindicato teme que, com a privatização, hajam demissões em massa na empresa

Nesta quinta-feira (9), o governador do estado, Fábio Mitidieri, se reuniu com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe (Sindisan) para debater as reivindicações da categoria quanto à privatização parcial da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).
Na ocasião, foi criada uma comissão responsável por determinar o quantitativo de profissionais a serem contratados para o processo de transição da empresa. O sindicato teme que, com a privatização, hajam demissões em massa.
Mas, segundo o governo do estado, a demissão em massa não é do interesse da gestão e o objetivo da reunião de hoje foi iniciar as tratativas que giram em torno da privatização. "Nosso objetivo final e comum é oferecer um serviço de qualidade aos sergipanos, sempre alinhado com as condições do Estado", frisou o governador.
Já o presidente do Sindisan, Sílvio Sá, disse que esse é apenas o início das negociações. "Trouxemos nossas defesas e propostas, e o governador se mostrou ciente da situação. Esta é a primeira reunião de muitas e esperamos chegar a um denominador comum, com resultados favoráveis para a população, para o Estado e para os trabalhadores", avaliou.
Entenda:
O governo solicitou ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um diagnóstico da situação do sistema da Deso e foi indicada a aderência a um modelo de concessão parcial, em que a captação e o tratamento da água continuariam sendo responsabilidade do Estado. Já a distribuição ficaria a cargo da iniciativa privada.
No entanto, essa decisão de concessão parcial ainda deve ser votada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para que seja implantada. A votação, por sua vez, ainda não possui data prevista.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital da Criança vem registrando aumento do número de casos graves de síndromes gripais

Sergipe registra recorde histórico de empregos com carteira assinada em maio

Sebrae e a prefeitura realizam inauguração da sala do empreendedor Francisco Pimentel Franco

Direto de Brasília 01/07/25
