Geraldo Alckmin cita importância do programa sergipano de fertilizantes

O vice-presidente afirmou que Sergipe será estratégico na produção de gás natural

Por redação Portal A8SE 04/12/2023 18h38
Geraldo Alckmin cita importância do programa sergipano de fertilizantes
Foto: divulgação

Nesta segunda-feira (4), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) reconheceu a importância do projeto de lei do Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes (Profert) de autoria do senador por Sergipe, Laércio Oliveira (Progressistas).

Durante o 28ª Edição do Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ 2023), Alckmin destacou também a futura produção de gás natural do estado de Sergipe, pontuando que o estado será estratégico na produção nacional.

“O Brasil tem hoje 50 milhões de metros cúbicos de produção de gás. Nós importamos hoje da Bolívia e ano que vem uma boa notícia: mais 15 milhões de metros cúbicos de gás no Rio de Janeiro, Itaboraí. Mais a frente, teremos entre 15 e 18 milhões da Equinor e 15 milhões de Sergipe. Ou seja, nós vamos dobrar nossa capacidade de produção, por um custo menor”, afirmou o vice-presidente.

De acordo com Laércio Oliveira, o programa assegura os investimentos em implantação e modernização de infraestrutura para a produção de fertilizantes e insumos. “A iniciativa busca diminuir a dependência externa, melhorar o ambiente de negócios e atrair investimentos para o setor. Resolver essa questão é uma necessidade para todo o Brasil, que tem como o agronegócio uma das principais exportações”, explicou Laércio.

Dentre outros pontos, o Profert também tem como objetivo diminuir a dependência das empresas brasileiras com o comércio internacional. "Apesar de alimentar cerca de 800 milhões de pessoas no mundo, o país importa 85% dos fertilizantes usados", acrescentou o senador.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp