Em Sergipe, deputados aprovam projeto de lei para uso do cannabis para fins medicinais

Por redação Portal A8SE e ascom Alese 15/03/2023 18h36
Em Sergipe, deputados aprovam projeto de lei para uso do cannabis para fins medicinais
Junior Ventura

Nesta quarta-feira (15), os deputados estaduais de Sergipe aprovaram o Projeto de Lei nº 331/2022, que institui a Política Estadual de Cannabis para fins terapêuticos, medicinais, veterinários e científicos.

Além da distribuição de medicamentos à base de cannabis na rede estadual de Saúde, o objetivo é oferecer apoio técnico-institucional para pacientes, os responsáveis e associações de pacientes, através de projetos de pesquisa e extensão nas universidades públicas e privadas do estado.

“O uso medicinal da cannabis tem transformado a vida de pessoas com autismo, epilepsia, alzheimer, parkinson e fibromialgia, entre outras doenças e distúrbios neurológicos. E a Anvisa, por reconhecer desde 2015 os benefícios do canabidiol, já autorizou a importação e comercialização de mais de 10 produtos [...] É um tratamento que hoje é seletivo, porque só pode ser feito por quem tem recursos. Nós estamos propondo democratizá-lo, através do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou Luciano Pimentel, autor do PL.

De acordo com o deputado, pesquisas apontam a melhora de pacientes após o uso do medicamento. “Recebi em nosso gabinete uma médica que se dedicou a estudar a utilização medicinal da cannabis e aplicar esse conhecimento com o pai, que possui uma doença rara e não se alimentava mais sozinho. Com o tratamento e a retirada dos outros medicamentos, o pai dela voltou a ter sua autonomia e uma vida normal.”, relatou Luciano.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp