Saúde

Eduardo Suplicy é diagnosticado com Parkinson e faz tratamento com Cannabis medicinal

Deputado foi diagnóstico com a doença em estágio inicial e deu início ao tratamento

Por Redação A8 SE 19/09/2023 16h10
Eduardo Suplicy é diagnosticado com Parkinson e faz tratamento com Cannabis medicinal
Divulgação

Nesta terça-feira, 19 de setembro, o deputado estadual de São Paulo, Eduardo Suplicy revelou que foi diagosticado com a doença de Parkinson em estágio inicial, com sintomas leves, no fim do ano passado. Para tratar a condição, desde fevereiro o petista tem realizado o tratamento com a Cannabis medicinal. As informações foram divulgadas pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.

Suplicy contou que procurou especialistas depois que seu médico geriatra, Nelson Carvalhaes, percebeu os primeiros sinais do problema. "Ele detectou, mas não havia nada pormenorizado", disse. "Eu não me dei conta de que tinha Parkinson. Só mais tarde, conversando com a doutora Luana Oliveira, é que fui percebendo alguns sintomas", contou o deputado, em referência à neurologista integrante do núcleo de Cannabis medicinal do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.

A doença de Parkison é uma condição degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva, que causa tremores. "Eu estava com certos tremores nas mãos, especificamente na hora de comer, de segurar os talheres, de tomar uma sopa. Tremia um pouco", detalhou. "Tinha também dores musculares na perna esquerda". E algum desequilíbrio, que o fazia quase cair ao tropeçar em algum objeto.

O deputado importou um vidro de Cannabis industrializada e está tomando cinco gotas do medicamento no café da manhã, cinco gotas à tarde e outras cinco no período noturno. Usa também o Prolopa, remédio tradicionalmente administrado contra o Parkinson.