Análises realizadas no Lacen auxiliam o controle de leishmaniose e raiva animal
Trabalho colabora com ações da Vigilância Epidemiológica do estado e dos municípios

O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) por meio do Laboratório de Zoonoses, realiza diagnóstico para leishmaniose e raiva animal, enfermidades que podem ser transmitidas do animal para o homem e vice-versa.
Os cães, caprinos, ovinos, equinos e primatas (macacos) são as espécies mais acometidas pelas duas patologias. A investigação do contágio da leishmaniose visceral é feita por meio da coleta de amostra de sangue realizada pelo médico veterinário, que faz um teste rápido para triagem.
"No caso da amostra apresentar resultado positivo ou duvidoso, o município encaminha o material para o Lacen, que faz o teste pela metodologia de Imunofluorescência, Elisa", explica a biomédica Karine Moura, gerente da Entomologia, Parasitologia e Zoonoses do Lacen.
Para a investigação da raiva animal é necessário a coleta de amostras do sistema nervoso do animal, no caso o cérebro e o cerebelo. Esse material, passa pelo teste de Imunofluorescência direta, depois é submetido à prova biológica, realizada com camundongos no Biotério do Lacen.
"O profissional pega a amostra diluída do cérebro do animal com suspeita de raiva e inocula nos camundongos, que ficam em observação por trinta dias. Durante esse período, é observado se eles desenvolvem ou não, a doença", conclui a gerente.
Análises
De acordo com dados do serviço de Zoonoses do Lacen, em 2022 foram realizados um total 1.235 testes para leishmaniose visceral canina e 12 exames para raiva animal. Em 2023, de janeiro a agosto foram realizados 498 testes para leishmaniose e oito para raiva animal.
Doenças
A leishmaniose visceral canina é uma patologia causada por um protozoário do gênero Leishmania, que acomete os cães, os quais são considerados, no ciclo urbano de transmissão, os principais reservatórios, que podem infectar o homem. A raiva animal é uma infecção viral mortal transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados, geralmente por uma mordida.
Últimas notícias + notícias

Polícia Militar do Pará abre concurso com 4.400 vagas

Presidente da FNP, Edvaldo Nogueira participa de evento sobre tecnologia da Huawei em Shanghai

Buscando qualidade de vida, empresário sai de São Paulo e investe em uma franquia em Aracaju

Iguinho, da dupla com Lulinha, celebra seu amor com Emelly em casamento de conto de fadas em Sergipe

Eleição do Coren/SE: conheça as propostas das duas chapas
