Alese aprova projeto que reduz tempo de promoção e reforça efetivo da Polícia Militar
Lei corrige distorções, reduz interstício e amplia oportunidades agentes
Nesta terça-feira (19), foi aprovado na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 05/2025. A proposta tem como objetivo garantir maior fluidez na carreira militar e corrigir distorções no quadro de oficiais e praças da Polícia Militar.
Com a aprovação, o tempo mínimo de serviço exigido para a promoção de soldado a cabo passa de dez para nove anos. Segundo o Executivo, a medida busca reduzir o maior interstício atualmente existente nas promoções da corporação, beneficiando militares que ingressaram no concurso de 2018, além dos aprovados no recente certame, que agregará 300 novos soldados à corporação.
Outro ponto importante aprovado trata da ampliação do número de vagas para os postos de 1º e 2º tenentes nos quadros da Polícia Militar. Atualmente, a corporação enfrenta um excedente de 81 oficiais no quadro de administração, o que tem impedido a ascensão de subtenentes e represado promoções.
Além disso, 19 aspirantes deixaram de ser promovidos a 2º tenente em agosto de 2024 por falta de vagas, situação que também impactaria os cerca de 150 aprovados no último concurso para o Curso de Formação de Oficiais (CFO).
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Confira os destaques policiais nesta terça-feira (19/08)
Trânsito na Avenida Airton Teles em Aracaju
Som alto de paredões causa transtornos aos moradores do Conjunto João Alves em Socorro
EMSURB explica sobre remoção de comerciantes de roupas no Mercado Municipal