Terreiro de Candomblé é alvo de ataque e tem espaço sagrado destruído na Grande Aracaju

Caso foi registrado na Delegacia de Grupos Vulneráveis (DHGV); Comunidade cobra justiça e o fim dos ataques a terreiros de matriz africana em Sergipe

Por Redação do Portal A8SE, com informações da SSP/SE 13/10/2025 12h58
Terreiro de Candomblé é alvo de ataque e tem espaço sagrado destruído na Grande Aracaju
Foto: Reprodução Redes Sociais

No último domingo (12), representantes do Terreiro Ilê Axé Ya Oxum, localizado no Mosqueiro, Zona de Expansão de Aracaju, denunciaram a invasão e destruição do local.

Nas imagens compartilhadas, é possível ver a grande destruição no espaço, que também teve itens roubados, como geladeira, fogão, máquinas de costura e símbolos de matriz africana. Os criminosos também deixaram outros símbolos religiosos, como um desenho semelhante a um Tetragrammaton, composto de sinais gráficos associados a diversos símbolos conhecidos no ocultismo.

A Ìyálorixá casa, Bruna Rachel, manifestou-se sobre o acontecido: "É doloroso ver todo o seu trabalho e esforço ser colocado no lixo". Ela também agradeceu todas as manifestações de apoio.

O ato de intolerância religiosa causou indignação e mobilizou lideranças espirituais e ativistas dos direitos humanos em Sergipe.

Em publicação nas redes sociais, integrantes e apoiadores do terreiro classificaram o ataque como “absurdo” e cobraram das autoridades uma resposta firme contra o racismo religioso.

A Polícia Civil de Sergipe informou que já começou os procedimentos de investigação do caso, registrado em boletim de ocorrência e encaminhado à Delegacia de Atendimento a Crimes Homofóbicos, Racismo e Intolerância Religiosa (Dachri).

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp