SSP intima 160 pessoas com celulares de origem ilícita em Sergipe
Do total, já foram recuperados 44 aparelhos por meio do Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) intimou 160 pessoas que estão em posse de celulares de origem ilícita a comparecerem na Delegacia de Turismo (Detur), na Orla de Atalaia. Até esta quinta-feira (19), 44 aparelhos já foram recuperados.
A iniciativa faz parte do Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares e tem o objetivo de minimizar os prejuízos sofridos pelas vítimas, além de abranger a responsabilização criminal pela prática de receptação culposa ou dolosa para aqueles que estiverem em posse dos aparelhos.
“Em casos pontuais, em que identificamos que a pessoa tinha consciência da origem do celular ou não tomou os devidos cuidados, como no caso da receptação culposa, ela responderá pela receptação desses aparelhos”, explicou a delegada Luciana Pereira.
Recomendações
Diante da intensificação das investigações sobre roubos, furtos e receptações de celulares em Sergipe, Luciana Pereira alertou que é fundamental conferir a origem dos aparelhos para evitar a prática criminosa. “Sabemos que existe a receptação dolosa, quando a origem ilícita é conhecida, e a receptação culposa, quando a pessoa não observa requisitos mínimos, como a procedência, a loja, a caixa do aparelho e o valor desse celular”, finalizou Luciana Pereira.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp