SSP intima 160 pessoas com celulares de origem ilícita em Sergipe

Do total, já foram recuperados 44 aparelhos por meio do Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares

Por Redação do Portal A8SE e SSP/SE 19/12/2024 16h49
SSP intima 160 pessoas com celulares de origem ilícita em Sergipe
Foto: SSP/ Divulgação

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) intimou 160 pessoas que estão em posse de celulares de origem ilícita a comparecerem na Delegacia de Turismo (Detur), na Orla de Atalaia. Até esta quinta-feira (19), 44 aparelhos já foram recuperados.

A iniciativa faz parte do Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares e tem o objetivo de minimizar os prejuízos sofridos pelas vítimas, além de abranger a responsabilização criminal pela prática de receptação culposa ou dolosa para aqueles que estiverem em posse dos aparelhos.

“Em casos pontuais, em que identificamos que a pessoa tinha consciência da origem do celular ou não tomou os devidos cuidados, como no caso da receptação culposa, ela responderá pela receptação desses aparelhos”, explicou a delegada Luciana Pereira.

Recomendações

Diante da intensificação das investigações sobre roubos, furtos e receptações de celulares em Sergipe, Luciana Pereira alertou que é fundamental conferir a origem dos aparelhos para evitar a prática criminosa. “Sabemos que existe a receptação dolosa, quando a origem ilícita é conhecida, e a receptação culposa, quando a pessoa não observa requisitos mínimos, como a procedência, a loja, a caixa do aparelho e o valor desse celular”, finalizou Luciana Pereira.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp