Sistema permite gerenciamento e emissão de laudos periciais online
Neste mês de dezembro, a ferramenta passou a contar com o cadastro de todas as delegacias do estado na base de dados da plataforma.
O sistema Forensys foi desenvolvido com o objetivo de gerenciar ocorrências, requisições e laudos, além de emitir relatórios das atividades periciais em Sergipe. Neste mês de dezembro, a ferramenta, desenvolvida pelo perito criminal Paulo Roberto, passou a contar com o cadastro de todas as delegacias do estado na base de dados da plataforma. Assim, as autoridades policiais passam a contar com o acesso on-line dos laudos periciais emitidos pelo Instituto de Criminalística (IC). A previsão é de que essa fase do sistema esteja em pleno funcionamento até o final de janeiro de 2021.
Com o sistema, os laudos periciais passam a ser disponibilizados de forma totalmente digital, reduzindo gastos com impressão e também com o deslocamento de servidores das unidades policiais ao IC para entrega dos documentos, que são utilizados nos procedimentos investigativos da Polícia Civil no estado. A próxima etapa, prevista para ser implementada até o final de 2022, pela Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp), é ampliar o sistema para os outros institutos vinculados à instituição - Médico Legal (IML), de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF) e de Identificação (IICM).
Forensys na Criminalística
O diretor do Instituto de Criminalística (IC), Luciano Homem, reiterou que a nova fase da ferramenta possibilita maior celeridade entre a emissão dos laudos periciais e a entrega do documento à autoridade policial. “O sistema entra em uma nova etapa, na qual os laudos serão disponibilizados de forma 100% digital às autoridades requisitantes. As delegacias poderão baixar os laudos periciais no próprio sistema e acompanhar as requisições que são encaminhadas por elas”, detalhou.
Celeridade nas investigações
A coordenadora das delegacias da capital, delegada Rosana Freitas, considerou o sistema Forensys como essencial para a celeridade dos procedimentos investigativos. “É uma iniciativa que traz um benefício muito grande para a atuação da Polícia Civil, uma vez que resulta em agilidade na prova pericial, na emissão de laudos, que vai ocorrer de forma eletrônica, já possibilitando o envio direto para o Poder Judiciário, sem a necessidade de que laudos impressos sejam digitalizados para serem encaminhados”, assinalou.
Rosana Freitas especificou que o sistema otimizou o tempo entre a produção do laudo e a entrega à autoridade policial. “Traz mais agilidade tanto para a Polícia Civil, como para o resultado do trabalho do Instituto de Criminalística, resultando em um processo criminal mais eficiente”, mencionou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
128 anos da Jucese são comemorados com tempo recorde na abertura de empresas
CEC-SE faz entrega do diploma cultural Epifânio Dória a personalidades e coletivos
Hoje, aconteceu o lançamento oficial do campeonato sergipano 2026
Exposição "Fera ferida fere" está em cartaz até o dia dez de novembro
Alese abre espaço para discussão sobre os impactos da redução da vazão do rio São Francisco
Mais acessadas
Pré-Caju 2025 inicia entrega de abadás e camisas do Camarote Aju no dia 13 de novembro
Dois homens são presos por tráfico de drogas no município sergipano de Monte Alegre
Hemose realiza mais uma edição do Sabadão Solidário neste sábado (7)
Hemose realiza “Sabadão Solidário” neste sábado para reforçar estoque de sangue
Motociclista fica ferido após colisão na rodovia SE-245, entre Malhador e Riachuelo
Mais notícias
-
22 horas, 55 minutos Foragido condenad por estupro de vulnerável contra criança de seis anos é preso em Campo do Brito
-
1 dia Três suspeitos de facções criminosas da Bahia e do Rio morrem em confronto com a polícia na Barra dos Coqueiros
-
1 dia, 2 horas Carro sai da pista e cai em ribanceira na SE-368, em Santa Luzia do Itanhy