Sistema permite gerenciamento e emissão de laudos periciais online
Neste mês de dezembro, a ferramenta passou a contar com o cadastro de todas as delegacias do estado na base de dados da plataforma.

O sistema Forensys foi desenvolvido com o objetivo de gerenciar ocorrências, requisições e laudos, além de emitir relatórios das atividades periciais em Sergipe. Neste mês de dezembro, a ferramenta, desenvolvida pelo perito criminal Paulo Roberto, passou a contar com o cadastro de todas as delegacias do estado na base de dados da plataforma. Assim, as autoridades policiais passam a contar com o acesso on-line dos laudos periciais emitidos pelo Instituto de Criminalística (IC). A previsão é de que essa fase do sistema esteja em pleno funcionamento até o final de janeiro de 2021.
Com o sistema, os laudos periciais passam a ser disponibilizados de forma totalmente digital, reduzindo gastos com impressão e também com o deslocamento de servidores das unidades policiais ao IC para entrega dos documentos, que são utilizados nos procedimentos investigativos da Polícia Civil no estado. A próxima etapa, prevista para ser implementada até o final de 2022, pela Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp), é ampliar o sistema para os outros institutos vinculados à instituição - Médico Legal (IML), de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF) e de Identificação (IICM).
Forensys na Criminalística
O diretor do Instituto de Criminalística (IC), Luciano Homem, reiterou que a nova fase da ferramenta possibilita maior celeridade entre a emissão dos laudos periciais e a entrega do documento à autoridade policial. “O sistema entra em uma nova etapa, na qual os laudos serão disponibilizados de forma 100% digital às autoridades requisitantes. As delegacias poderão baixar os laudos periciais no próprio sistema e acompanhar as requisições que são encaminhadas por elas”, detalhou.
Celeridade nas investigações
A coordenadora das delegacias da capital, delegada Rosana Freitas, considerou o sistema Forensys como essencial para a celeridade dos procedimentos investigativos. “É uma iniciativa que traz um benefício muito grande para a atuação da Polícia Civil, uma vez que resulta em agilidade na prova pericial, na emissão de laudos, que vai ocorrer de forma eletrônica, já possibilitando o envio direto para o Poder Judiciário, sem a necessidade de que laudos impressos sejam digitalizados para serem encaminhados”, assinalou.
Rosana Freitas especificou que o sistema otimizou o tempo entre a produção do laudo e a entrega à autoridade policial. “Traz mais agilidade tanto para a Polícia Civil, como para o resultado do trabalho do Instituto de Criminalística, resultando em um processo criminal mais eficiente”, mencionou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

O cardeal americano, Robert Prevost é o sucessor do papa Francisco, ele adotou o nome de Leão XIV

Ministério do trabalho está regulamentando o trabalho em feriados e domingos no comércio

Prefeitura de Aracaju anuncia abertura da licitação para obras no Largo da Aparecida
