Sergipe apresentada queda de 47% nos crimes de feminicídio

Em 2024, o estado registrou 10 feminicídios, continuando a tendência de queda nos crimes de violência contra a mulher

Por Redação do Portal A8SE e SSP/SE 03/01/2025 16h48
Sergipe apresentada queda de 47% nos crimes de feminicídio
Foto: SSP/Divulgação

Nesta sexta-feira (3), a Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou dados sobre crimes de feminicídios em Sergipe, destacando uma queda de 47,36% nos últimos dois anos. Entre 2023 e 2024, a redução foi de 37,5%. Em 2022, Sergipe registrou 19 feminicídios, número que caiu para 16 em 2023, e para 10 em 2024.

Para a major e comandante da Ronda Maria da PenhaFabiola Goes, a queda é reflexo do comprometimento da segurança pública e das ações preventivas. “Estamos felizes com o resultado, mas seguimos empenhados para salvar mais vidas femininas”, afirmou.

A delegada Lara Schuster destacou que o feminicídio é o estágio mais grave da violência contra a mulher e precisa ser combatido com ações mais rígidas.

“O feminicídio vem de uma escalada de violência, de crimes anteriores, então queremos coibi-la. Estamos inclusive em um cenário de endurecimento das penas contra feminicidas no país – que passou de 12 a 30 anos de reclusão para de 20 a 40 anos de reclusão”, evidenciou a delegada integrante da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Aracaju.

A redução também é atribuída ao trabalho integrado da rede de apoio à mulher e às ações de conscientização. “Estamos indo a escolas, empresas e comunidades para que mais mulheres possam romper o ciclo da violência”, disse a major.

Em 2024, mais de 770 policiais militares foram capacitados para um atendimento mais humanizado, e a Polícia Civil também intensificou a formação de seus servidores. A delegada Lara Schuster ressaltou que a capacitação é essencial para garantir a confiança das vítimas e evitar novos casos de feminicídio.

O enfrentamento da violência contra a mulher também depende da participação da comunidade. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 190 da Polícia Militar, ou pelo Disque-Denúncia (181).

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp