Seis mandados de prisão são cumpridos em Sergipe e Bahia durante operação contra grupo de estelionatários

Segundo a Polícia Civil, criminosos atuavam a mando de um preso em presídio baiano

Por Redação Portal A8SE 18/04/2024 09h56
Seis mandados de prisão são cumpridos em Sergipe e Bahia durante operação contra grupo de estelionatários
Reprodução: PC/SE

Seis mandados de prisão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (18), em cidades da região Centro-Sul de Sergipe e Bahia, durante a Operação Divisa 171, que visa o cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão domiciliar contra grupo suspeito de praticar crimes de estelionato.

Como resultado da operação, a Polícia Civil detalhou que um mandado de prisão foi cumprido no Presídio de Estância, além de dois mandados de prisão preventiva em Simão Dias. Além disso, um mandado de prisão preventiva foi cumprido em Antas e dois mandados de prisão e oito de buscas cumpridos no Presídio de Paulo Afonso, na Bahia.

O grupo criminoso

Segundo as investigações policiais, a organização criminosa é formada por internos do Conjunto Penal de Paulo Afonso e por pessoas que estavam em liberdade atuando em Simão Dias e região. Os suspeitos realizavam transações fraudulentas de bens ofertados em sites de vendas e redes sociais em municípios de Sergipe e Bahia. Eles buscavam por bens, como veículos, celulares e sistemas de som automotivo, anunciados em plataformas de vendas online ou em redes sociais.

De acordo a Polícia Civil, para obter êxito na ação os investigados se passavam por policiais militares ou civis e, até mesmo, como policiais rodoviários federais,a fim denegociar a compra dos itens de interesse. Após a compra, os criminosos enviavam falsos comprovantes bancários de transferências às vítimas.

Os levantamentos da Delegacia de Simão Dias apontaram que os investigados cometeram delitos em Simão Dias a mando de um interno do Conjunto Penal de Paulo Afonso. Este interno ordenava que os criminosos pegassem motocicletas em determinados locais e as transportassem para diferentes municípios da Bahia, onde eram repassadas a terceiros indicados pelo preso.

Diversas pessoas foram vítimas destes golpes, tanto por terem os bens levados, tanto por não receberem pelos serviços prestados. Além disso, profissionais de boa-fé executaram os serviço do crime sem saber que estavam compactuando com os criminosos.

A Polícia Civil continuará a investigação, uma vez que foram encontrados golpes similares nas cidades de Lagarto, Poço Verde, em Sergipe, Paripiranga, Cícero Dantas, Antas, Fátima e Jeremoabo, ambas na Bahia.

A operação conjunta foi deflagrada pelas Delegacias de Simão Dias, Itaporanga D’Ajuda e Campo do Brito, da Divisão de Patrimônio da Delegacia Regional de Lagarto, Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), Gope da Polícia Penal, 4ª Companhia Independente da Polícia Militar do Estado de Sergipe, Delegacia de Antas/BA e Delegacia Territorial de Paulo Afonso/BA.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp