Santa Maria: Homicídios caem 70,4% em quatro anos, diz SSP
Em 2020, foram registrados 21 crimes deste tipo

O bairro Santa Maria, localizado na Zona Sul da capital, já foi considerado um dos mais violentos de todo o estado de Sergipe. Mas, segundo a Secretaria de Segurança Pública, a localidade registrou uma queda de 70,4% na incidência de homicídios dolosos em comparativo entre os anos de 2016 e de 2020.
De acordo com o levantamento feito pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim), enquanto que no ano de 2016 - em que houve alta nos índices de criminalidade no estado - foram 71 casos de homicídios no Santa Maria, no ano de 2020 esse número caiu para 21 crimes. Os dados demonstram a redução de 70,4% na quantidade de ocorrências desse tipo de crime na localidade e representa o comprometimento da segurança pública com a preservação de vidas em todo o estado.
Ainda segundo o levantamento da CEACrim, nesses quatro anos, houve reduções graduais no número de homicídios que foram praticados na região do bairro Santa Maria. No ano de 2017, foram 56 investidas criminosas. Em 2018, foram 34 casos. Já em 2019, 30 mortes em decorrência da prática de homicídios. Nesse sentido, entre 2020 e 2019, foi observada uma retração de 30%. Já entre 2020 e 2018, a queda foi de 38,2%. Entre 2020 e 2017, a diminuição foi de 62,5%.
O delegado Gilberto Guimarães, titular da 9ª Delegacia Metropolitana (9ª DM), explicou que a retração nos crimes violentos no bairro foi fruto do mapeamento das ocorrências e identificação de situações que estavam resultando no grande número de homicídios na localidade. Além disso, conforme evidenciou o delegado, foi feito um trabalho de integração das ações das forças de segurança pública da localidade, assim como a aproximação das investigações junto ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
“Chegamos no ano de 2016 e os índices estavam em patamares alarmantes. O Santa Maria sempre foi tido como violento e, por conta disso, fizemos uma avaliação e uma análise do que poderia estar influenciando para esses índices. Desenvolvemos uma maior aproximação com a Polícia Militar, estendemos o diálogo com a comunidade, através do Projeto Acorde, mapeamos a criminalidade e as ocorrências que tiveram como consequências crimes como homicídios. Também ampliamos a comunicação com o DHPP”, detalhou.
O comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Hilário Santana, destacou que além da integração entre as forças de segurança pública, a aproximação com a comunidade foi essencial para a identificação das demandas do bairro e o combate à criminalidade na localidade. O tenente-coronel também realçou as ações conjuntas que são desenvolvidas junto às unidades especializadas como o Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), o Comando de Operações Especiais (COE) e o Batalhão de Radiopatrulha (BPRp).
“A integração das forças de segurança e a intensificação do policiamento em todas as áreas da unidade, além do resgate da credibilidade junto à população para com a nossa polícia, através da integração polícia e comunidade, fez com que conseguíssemos esses resultados de redução no número de homicídios", salientou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Motoristas reclamam das péssimas condições de rodovia estadual em Neópolis - BGT

Milhares de fiéis celebram Dia de Nossa Senhora Aparecida em Aracaju - BGT

NAT passa a funcionar em novo endereço a partir desta segunda feira - BGT

Polícia Militar esclarece aglomeração de motociletas em Santa Rosa do Ermírio - BGT

Entrevista com o secretário municipal de Articulação, Parcerias e Investimentos, Fábio Uchôa
Mais acessadas
Movimento de passageiros cresce 7,2% no Aeroporto de Aracaju em setembro
Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes
Congresso Brasileiro de Comunicação Pública discute papel da informação frente às mudanças climáticas
Bloquinho Kids TV Atalaia reúne famílias com muita cor, música e alegria no RioMar
Caminhão carregado de blocos capota entre a SE-100 e SE-488, em Indiaroba
Mais notícias
-
3 horas, 17 minutos Mulher é presa em Alagoas suspeita de tentar matar o irmão em Aracaju
-
5 horas, 57 minutos Terreiro de Candomblé é alvo de ataque e tem espaço sagrado destruído na Grande Aracaju
-
7 horas, 53 minutos PM apreende cerca de 5 quilos de maconha em residência no bairro Santos Dumont, em Aracaju