Polícia Civil investiga agressões contra profissionais da imprensa na Festa do Mastro em Capela
Equipes foram atacadas com pedras enquanto realizam a cobertura da festa.

As agressões sofridas por profissionais da imprensa durante a Festa do Mastro estão sendo investigadas pela Delegacia de Capela. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (4).
Segundo a Polícia Civil, as vítimas foram hostilizadas e atacadas com pedras em cima de um trio elétrico enquanto faziam a cobertura da festa.

A imprensa livre significa a democracia em sua essência. A maior expressão da liberdade é a de expressão. Não há democracia sem a imprensa livre.
disse o delegado Wanderson Bastos, que irá atuar na elucidação do caso.Denúncias e informações sobre os autores da prática criminosa podem ser repassadas por meio da ferramenta Disque-Denúncia, no telefone 181. O sigilo do denunciante é garantido.
Entenda o caso
Duas equipes de reportagem da TV Atalaia estavam em cima de um trio elétrico no momento do crime. Em um vídeo registrado por um dos profissionais, é possível os vândalos arremessando pedras e outros objetos contra as vítimas.
A repórter Jéssika Cruz foi atingida no olho, mas não ficou ferida. Outro repórter do Canal Elétrico, Genildo Gois, teve a camisa rasgada e ficou ferido na testa.
Em nota de repúdio, o Sistema Atalaia de Comunicação lamentou o ocorrido e reinvidincou a abertura de um inquérito policial para responsabilização dos responsáveis.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (Sindijor) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) também emitiram nota de repúdio. Veja na íntegra:
"Seguindo no sentido contrário daquilo que é historicamente aguardado por milhares de pessoas, em determinado trecho do trajeto, populares deram início ao arremesso de pedras, pedaços de madeira e garrafas de vidro em meio à lama e barro contra jornalistas.
Apesar dos inúmeros pedidos de ordem, feitos pela comissão organizadora no trio-elétrico principal, as ações permaneceram atingindo, em especial, o carro de apoio que conduzia profissionais do Jornalismo, da saúde e organizadores.
Em meio à desordem pública, lamentavelmente dois jornalistas que trabalhavam no registro da festa foram atingidos e sofreram cortes na região da cabeça e rosto; outros profissionais também foram atingidos, mas sem ferimentos. Este tipo de atitude não é cultura, não é folclórico, e não é compatível com o brilho histórico que a festa do mastro de Capela proporciona há mais de oito décadas.
Diante do ocorrido, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe e a Federação Nacional dos Jornalistas lamentam o perceptível baixo efetivo da Segurança Pública, bem como orientam as empresas de comunicação para que repensem quanto a produção e execução de reportagens as quais ponham em risco a integridade física dos seus respectivos trabalhadores e trabalhadoras.
Frisamos que toda e qualquer intercorrência responsável por provocar dano à saúde dos jornalistas, em plena atividade profissional, é de integral ônus para os veículos oficiais de imprensa aos quais estes trabalhadores fazem parte.
Em tempo, prestamos solidariedade aos colegas jornalistas e nos colocamos à disposição."
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

No sábado, a TV Atalaia transmitiu, ao vivo e para todo o Nordeste o projeto ‘São João é na Record’

Hoje acontece a grande final do concurso de quadrilhas juninas Gonzagão

Domingo foi o último dia do Forró Caju e do Forró Siri

PRF/SE registra aumento de 38,4% no número de veículos roubados que foram recuperados em BR’s

Mês de julho é de alta em setores da economia
Mais acessadas
Estão abertas as inscrições para cursos de inglês e espanhol pelo Centro Estadual de Idioma
Alta incidência de chuvas gera reforço de monitoramento no trânsito de Aracaju pela SMTT
'Pecadores', filme com Michael B. Jordan, chega ao streaming nesta sexta (4)
4ª edição do FestCine Itabaiana tem filmes anunciados
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 40 milhões
Mais notícias
-
9 horas, 16 minutos Alta incidência de chuvas gera reforço de monitoramento no trânsito de Aracaju pela SMTT
-
9 horas, 41 minutos Mulher estuprada no Parque dos Cajueiros consta na lista de desaparecidos de Minas Gerais
-
11 horas, 46 minutos Seis homens são presos por saque em carga tombada na BR-101, em Propriá