PF realiza operação para desarticular grupo criminoso que falsificava documentos públicos em Aracaju

Estão sendo cumpridas sete ordens judiciais na capital.

Por informações da PF 14/12/2020 09h14
PF realiza operação para desarticular grupo criminoso que falsificava documentos públicos em Aracaju
Ascom/PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta segunda-feira (14), em Aracaju, a operação ‘Carteira Fácil’. O objetivo é desarticular grupo criminoso que falsificava e comercializava diversos documentos públicos e privados. Estão sendo cumpridas sete ordens judiciais na capital.

Segundo a PF, o grupo falsificava certificados de ensinos fundamental, médio e superior, como também diplomas de cursos profissionalizantes e de capacitação (movimentação operacional de produtos perigosos, transporte de cargas e de pessoas, trabalho em altura, segurança do trabalho, atestados médicos, curso de porteiro) e carteiras do Sesc/Senac e Sest/Senat.

A investigação teve início no ano de 2016, quando foi apresentada à Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma carteira falsa de curso de condutor de veículo de passageiros. Daí então a Polícia Federal descobriu a estrutura do grupo criminoso, sendo identificados o líder do grupo, que comercializa os documentos, o filho do líder, que o auxilia nos afazeres, e o dono de uma gráfica que falsificava os documentos.

De acordo com a PF estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária e sequestro de bens. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Aracaju.

Os crimes investigados são os previstos nos artigos 288, 297 e 298 do Código Penal e 1º da Lei 9.613/98 (lavagem de dinheiro), cujas penas somadas podem totalizar, no patamar máximo, 21 anos de reclusão.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp