Operação Maskária desarticula esquema de tráfico de drogas em Itabaiana

Foram apreendidos 41 quilos de maconha que estavam sendo transportados em um automóvel na Rodovia Estadual SE-170

Por Redação do Portal A8SE, com informações da FICCO/SE 10/09/2025 09h53
Operação Maskária desarticula esquema de tráfico de drogas em Itabaiana
Foto: FICCO/SE

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (FICCO/SE) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (10), a Operação Maskária, com o objetivo de desarticular um esquema de tráfico de drogas no município de Itabaiana.

Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Núcleo de Garantias do Estado de Sergipe.

As investigações começaram em fevereiro deste ano, após a apreensão de 41 quilos de maconha que estavam sendo transportados em um automóvel na Rodovia Estadual SE-170, próximo a São Domingos. A droga, segundo a polícia, seria entregue em Itabaiana a um homem já condenado por tráfico, que havia cumprido pena, mas voltou a atuar no crime.

value.image
Material apreendido (Foto: FICCO/SE)

O grupo criminoso identificado pela operação era responsável por comprar, transportar e distribuir entorpecentes, principalmente maconha, em cidades como São Domingos, Itabaiana e região.

A ação contou com o apoio do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc), do Grupo Tático Operacional da Polícia Penal (GTOP) e do Batalhão de Polícia da Caatinga (BPCaatinga).

Maskária

O nome da operação faz referência ao comportamento do principal investigado, que utilizava dados de uma pessoa idosa e humilde, moradora da zona rural, para cadastrar linhas telefônicas e praticar delitos. A palavra “Maskária” simboliza justamente o ato de disfarçar e ocultar a verdadeira identidade.

A FICCO/SE é formada por integrantes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e da Secretaria Nacional de Políticas Penais, atuando de forma conjunta no enfrentamento ao crime organizado em Sergipe.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp