Operação cumpre quatro mandados de prisão contra facção criminosa em Sergipe

Grupo tem atuação interestadual em crimes como homicídios, tráfico de drogas e lavagem de capitais

Por Portal A8SE, com informações da MPSE 04/08/2025 12h37
Operação cumpre quatro mandados de prisão contra facção criminosa em Sergipe
Foto: MPSE

O Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE) deflagrou na última sexta-feira (4), a nova fase da Operação Gravatas, através da Procuradoria-Geral de Justiça, da 1ª Promotoria de Justiça Criminal da Comarca de Aracaju e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que resultou no cumprimento de quatro mandados de prisão nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Aracaju e Barra dos Coqueiros.

De acordo com as investigações, os alvos fazem parte de uma facção criminosa de origem paulista com atuação interestadual em crimes como homicídios, tráfico de drogas e lavagem de capitais.

Um dos presos é um advogado que, segundo o MP, exercia papel estratégico na estrutura criminosa, sendo o elo jurídico e articulador das ações internas do grupo. Ele foi preso preventivamente e segue à disposição da Justiça. Toda a ação foi acompanhada por representante da OAB, garantindo a legalidade do processo.

Essa etapa é um desdobramento das investigações iniciadas ainda em 2021, após o MP de São Paulo compartilhar provas da atuação da facção em território sergipano. A primeira fase da operação ocorreu em 2024, com mandados cumpridos em Sergipe e Alagoas. Agora, além do advogado, outros três investigados foram presos, e um continua foragido.

De acordo com o MP, o grupo tem uma estrutura bem definida, com núcleos familiares que operam funções jurídicas, financeiras e armadas. A organização é suspeita, inclusive, de estar por trás de um duplo homicídio brutal ocorrido neste ano, em que mãe e filho foram executados após uma audiência no Fórum de Socorro.

Durante as audiências de custódia, realizadas no último sábado (2), o MP se posicionou pela manutenção das prisões, e o Judiciário homologou as medidas. Todos os detidos seguem custodiados.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp