Número de ocorrências no Ciosp deve ser quatro vezes maior no domingo de eleição

Entre os crimes eleitorais mais frequentes no dia são aglomerações, compra de votos e boca de urna

Por redação Portal A8SE com informações da SSP/SE 01/10/2022 11h45
Número de ocorrências no Ciosp deve ser quatro vezes maior no domingo de eleição
Foto: assessoria de comunicação SSP/SE

A Secretaria de Segurança Pública publicou neste sábado (1) uma pesquisa sobre o percentual de ocorrências durante o dia de eleições. Segundo o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), o número de chamados do 190 costuma ser quatro vezes maior durante o pleito do que em domingos normais.

Normalmente, são recebidas mil ligações aos domingos. Em dia de votação, esse número chega a quatro mil.

“Temos no setor de call center, 16 colaboradores por turno, treinados e capacitados, para realizar esse atendimento. Ao realizar o cadastro, essa ocorrência é encaminhada ao setor de despacho, que fica ao lado do setor do 190, para dar mais celeridade ao atendimento”, revelou o diretor do Ciosp, major Couto.

Entre os crimes eleitorais mais frequentes no dia são aglomerações, compra de votos e boca de urna. “Estamos atentos à modalidade de tentativa de violação do sigilo do voto, através da proibição do uso de dispositivos eletrônicos, como o celular, no local de votação”, destacou.

Além dos crimes eleitorais, uma prática recorrente é a de perturbação do sossego. “Representa 50% das nossas demandas, independentemente de dias específicos e de horário, sobrecarregando o aparato policial, pois não é um crime prioritário, pois temos outros crimes como violência doméstica e homicídios”, disse.

A unidade também atua de forma integrada com a Polícia Civil e com o Corpo de Bombeiros para a gestão dos cadastros das ocorrências. As denúncias de crimes comuns e também de crimes eleitorais podem ser repassadas ao Ciosp, por meio do telefone 190, que irá direcionar as equipes policiais mais próximas do local da ocorrência.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp