Incêndio de grandes proporções atinge área rural às margens da BR-101 em Cristinápolis
Combate às chamas durou mais de quatro horas e contou com apoio de bombeiros de Estância
Bombeiros militares de Sergipe que atuam na Operação Protetor dos Biomas foram acionados na última terça-feira (27) para combater um incêndio em vegetação de grandes proporções no município de Cristinápolis, no sul do estado. O trabalho para conter as chamas durou mais de quatro horas e exigiu o apoio da guarnição do 2º Grupamento Bombeiro Militar (2º GBM), sediado em Estância.
De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), Carlos Alves, o fogo se espalhou às margens da BR-101 e atingiu áreas de duas propriedades rurais da região, oferecendo risco tanto ao meio ambiente quanto à segurança viária. A intensa fumaça reduziu a visibilidade dos motoristas que trafegavam pela rodovia.
“As chamas atuavam em focos de superfície e de copa, o que dificultou o combate. Utilizamos motossopradores, abafadores e bombas costais para controlar o incêndio. Funcionários de uma das fazendas também auxiliaram com carros-pipa, ajudando na criação de linhas frias para impedir o avanço do fogo”, explicou o tenente.
Durante a atuação no incêndio, os bombeiros ainda se depararam com outra ocorrência na BR-101: o tombamento de uma carreta nas proximidades da área afetada pelo fogo.
Segundo o oficial, foi necessário interromper temporariamente o combate às chamas para prestar atendimento ao motorista do veículo. “Realizamos os primeiros socorros e estabilizamos a vítima até a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)”, destacou.
A Operação Protetor dos Biomas é realizada em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), e conta com o apoio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP).
O reforço operacional teve início em 1º de novembro e foi renovado até o dia 28 de fevereiro, com o objetivo de reduzir os incêndios florestais e minimizar os impactos ambientais e sociais em Sergipe.
Desde o início da operação, as equipes já debelaram 276 incêndios em vegetação em 48 municípios sergipanos. No campo da prevenção, a iniciativa também realizou 278 visitas técnicas e ações com pontos georreferenciados em todo o estado.
Fonte: Ascom CBM/SE
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Hospital Universitário de Aracaju realiza procedimento inédito no SUS em Sergipe
INSS suspende atendimento presencial nas agências por três dias a partir de quarta-feira
Saiba sobre a nova lei que altera o ECA, com relação ao abandono afetivo
O português João Carlos Barros não é mais o técnico da Desportiva Aracaju
Direto de Brasília 27/01/26 - Previdência Social
Mais acessadas
Incêndio de grandes proporções atinge área rural às margens da BR-101 em Cristinápolis
Campanha de adoção animal “Amigo Pet” acontece neste sábado em Aracaju
Colisão lateral entre carro e moto deixa motociclista ferido na SE-170, em Itabaiana
Clássico Maior tem ingressos liberados para confronto no Batistão
Prefeitura orienta emissão de nova guia do IPTU 2026 para pagamento à vista em Aracaju
Mais notícias
-
15 horas, 36 minutos Operação da PF mira esquema de venda ilegal de armas e afasta PM sergipano
-
18 horas, 57 minutos Mulher é autuada por comercialização ilegal de aves silvestres na Barra dos Coqueiros
-
19 horas, 43 minutos Mulher é presa suspeita de perseguir ex-companheira na Grande Aracaju