FICCO/SE desarticula esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Itabaiana

Ao todo, foram cumpridos seis mandados de prisão temporária

Por Portal A8SE com informações do FICCO/SE 01/07/2025 10h03
FICCO/SE desarticula esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Itabaiana
Foto: FICCO/SE

Na manhã desta terça-feira (1º), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (FICCO/SE) desarticulou um esquema criminoso de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro com base no município de Itabaiana, região agreste central sergipano.

Ao todo, foram cumpridos seis mandados de prisão temporária e seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Itabaiana. Os alvos foram localizados em suas residências nas cidades de Itabaiana, Aracaju, Estância, em Sergipe;Olho d’Água do Casado em Alagoas e Campinas, interior de São Paulo.

Segundo a investigação, o grupo atuava na distribuição de drogas como crack e maconha, além de adotar mecanismos sofisticados para ocultar e dissimular valores ilícitos, utilizando contas bancárias de terceiros e realizando depósitos fracionados, especialmente em casas lotéricas de Itabaiana.

Durante a apuração, foi identificado que a organização criminosa movimentou cerca de R$ 32 milhões entre os anos de 2021 e 2025. Os suspeitos foram conduzidos à Superintendência da Polícia Federal, em Aracaju, onde os mandados foram formalmente cumpridos.

Operação Sortilegium

O nome da operação, Sortilegium — termo em latim que significa “tirar a sorte” — faz referência ao modo de atuação do grupo, que contava com a sorte para despistar as autoridades ao realizar movimentações financeiras pulverizadas em diversos pontos da cidade.

A FICCO/SE é formada por agentes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e da Secretaria Nacional de Políticas Penais, com o objetivo de promover a integração entre as forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp