Estelionato na internet: em 2022 já foram registradas 3.450 ocorrências deste crime em Sergipe

Por redação Portal A8SE com informações da SSP/SE 16/05/2022 15h12
Estelionato na internet: em 2022 já foram registradas 3.450 ocorrências deste crime em Sergipe
foto: reprodução R7

Quem não foi vítima deve conhecer alguém já que caiu em algum golpe pela internet. A diversidade do crime é grande e, infelizmente, os número são cada vez maiores.

Dados da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim) apontam que durante o ano de 2020 foram registrados 9.320 casos de estelionato na internet em Sergipe. Esse número passou para 14.998 ocorrências em 2021. Em termos percentuais, houve um aumento de 60,92% na incidência de casos de estelionato no estado. Neste ano, 2022, até o mês de março, já foram registrados 3.450 ocorrências dessa prática em Sergipe.

Na internet, as práticas mais frequentes de crimes, que também são conhecidos como cibercrimes - os e-crimes -, envolvem desde a clonagem de aplicativo de mensagens e de redes sociais - para pedir dinheiro aos contatos próximos das vítimas -, à utilização fraudulenta de dados financeiros salvos em sites e até mesmo as propostas de investimentos com alto rendimento e retorno em curto prazo de tempo. 

A Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE) destacou algumas orientações sobre os cibercrimes: Saiba o que é Phishing, técnica utilizada pelos cibercriminosos para atrair vítimas e conseguir dinheiro

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp