Cerca de 700 casos de estupro contra crianças e adolescentes são registados em Sergipe

Foram registados 179.277 casos estupro contra crianças e adolescentes no Brasil

Por redação Portal A8SE 21/03/2023 11h44
Cerca de 700 casos de estupro contra crianças e adolescentes são registados em Sergipe
Foto: SSP/Divulgação

Nesta terça-feira (21) é celebrado o Dia Mundial da Infância, data instituída pela Unicef para propor reflexão sobre as condições de vida das crianças, como alimentação, educação, saúde, moradia, entre outros.

Para combater os crimes que as vítimas são as crianças, a Polícia Civil, através da Delegacia Especial de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima (Depca), destaca a necessidade de cuidar das crianças e estar atento aos seus sinais.

"É importante que a gente verifique os sinais que nos são dados todos os dias. Crianças que ficam mais recolhidas ou adolescentes que não querem dialogar com outras pessoas", explica o delegado, Ronaldo Marinho.

Essa data é importante para reforçar o cuidado dos responsáveis e da própria sociedade, para evitar crimes sexuais nas crianças e adolescentes. Segundo dados disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública, foram registados, entre 2022 e 2023, 766 casos de estupro de vulnerável em Sergipe. Esse panorama reforça ainda mais a necessidade de estar atendo as crianças.

Já de acordo com uma pesquisa feita pela Unicef com dados entre os anos de 2017 e 2020, foram registados 179.277 casos de estupro ou estupro de vulnerável com vítimas de até 19 anos. As crianças com até 10 anos de idade representa 62 mil das vítimas.

O delegado ainda orienta sobre a necessidade da presença de um responsável na vida das crianças. "Sejam padrastos, pais, mães, tios, irmãos, pessoas da convivência que ganharam confiança", citou.

Prevenção

Para evitar que as crianças e adolescentes sejam vítimas e desenvolvam transtornos físicos e psicológicos, atitudes preventivas podem ser realizadas. "Não podemos deixar os jovens com pessoas que são desconhecidas e devemos ficar alertas sobre alguma menção à rejeição com algum parente", destaca.

Denúncia

  • As denúncias por crimes em flagrante podem ser realizadas para a Polícia Militar, no telefone 190;
  • Os crimes recorrentes devem ser informados ao Disque-Denúncia, 181;
  • O DAGV recebe denúncias pelo telefone é o (79) 3205-9400;
  • O Disque 100 recebe as denúncias de violação dos direitos humanos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp