Armas de fogo de falso cônsul da Romênia são apreendidas no Povoado Areia Branca, em Aracaju

O homem de 70 anos intimidava moradores, comerciantes e visitantes, realizando ameaças armadas e efetuando disparos contra embarcações e residências próximas

Por Redação do Portal A8SE, com informações da SSP/SE 23/12/2025 10h16
Armas de fogo de falso cônsul da Romênia são apreendidas no Povoado Areia Branca, em Aracaju
Foto: SSP/SE

Na manhã desta terça-feira (23), a Polícia Civil de Sergipe, por meio do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), deflagrou a "Operação Diplomacia", que resultou na apreensão de armas de fogo e munições no Povoado Areia Branca, em Aracaju.

As investigações tiveram início em setembro deste ano, após denúncias feitas por turistas e moradores da comunidade local, que relataram sucessivos disparos de arma de fogo às margens do Rio Santa Maria.

Segundo os relatos, um homem de 70 anos que se apresentava como cônsul intimidava moradores, comerciantes e visitantes, realizando ameaças armadas e efetuando disparos contra embarcações e residências próximas.

O suspeito ainda alegava que a sua residência teria imunidade diplomática, com o objetivo de coagir a população e justificar as ações violentas.

A investigação policial revelou que o título anteriormente ostentado não possuía validade desde o ano de 2020, anulando qualquer prerrogativa diplomática vigente, tanto para o indivíduo quanto para o imóvel.

Durante o cumprimento da ordem judicial, foram apreendidas uma espingarda calibre .12, uma pistola calibre .635 e munições.

A operação foi realizada com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Foi necessário o uso de uma embarcação, já que o local é de difícil acesso.

A investigação apura a prática de crimes de ameaça e infrações previstas no Estatuto do Desarmamento. O material apreendido será encaminhado para os procedimentos periciais, e o inquérito policial seguirá para a adoção das medidas legais cabíveis.

A ação contou com apoio operacional do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar, e suporte de inteligência da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol/PCSE).

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp