A8SE Icone

Polícia

Segurança Pública monta estratégia para eleições em Sergipe

Vão atuar cerca 4800 agentes de segurança nos 75 municípios sergipanos

redação Portal A8SE

Durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (28), a Secretaria de Segurança Pública apresentou o planejamento estratégico para o pleito deste ano, que acontece no próximo domingo (2). Em Sergipe, são 1190 locais de votação

Estarão em atuação a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Ao todo, serão 4800 servidores da segurança pública. Deste total, 3789 agentes são da PM, que iniciam a operação já na tarde da sexta-feira (30) até o domingo.

As forças policiais vão garantir a segurança dos locais de votação, o encaminhamento de ocorrências de crimes eleitorais à Polícia Federal e também ações de socorro e resgate em todo o estado.

“São equipes compostas por delegados, agentes e escrivães atuando nas ocorrências comuns e de crimes eleitorais onde a Polícia Federal não tem sede”, informou a coordenadora operacional da capital, delegada Nalile Castro, detalhando o trabalho da Polícia Civil.

No interior, a Polícia Federal vai ter sede em Lagarto, Itabaiana, Tobias Barreto e Glória. “Nesses locais, as delegacias atuarão em crimes comuns. Nos demais, faremos as duas atuações em crimes eleitorais e crimes comuns, lavrando termos circunstanciados, verificando diligências, atendendo requisições eleitorais e lavando prisões em flagrante”, complementou Nalile Castro.

Nas eleições de 2022, o Corpo de Bombeiros está empregando cerca de 50% do efetivo, que chega a 395 militares, em 14 municípios sergipanos. A atuação do CBMSE busca executar ações de segurança, de modo a preservar a ordem nos locais de votação; prevenir ou reprimir tumulto; realizar prevenção de sinistros; e atender situações de saúde como aquelas em que há mal súbito.