Mundo

Vice premiê da Malásia assume governo em meio a crise política

30/09/2015 19h07
Vice premiê da Malásia assume governo em meio a crise política
A8SE

Novo primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, acena para multidão após a posse; antigo vice assume em meio a crise política (Folha Online)

O vice-primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, 55, assumiu nesta sexta-feira o cargo de primeiro-ministro da Malásia, após a renúncia de Abdullah Badawi, que abdicou nesta quinta-feira (2) do cargo por falta de apoio político. Razak foi eleito na semana passada presidente da Organização Nacional da Unidade Malasiana (UNMO).

Badawi, chefe do Executivo desde outubro de 2004, apresentou a renúncia ao rei Mizan Zainal Abidin. No discurso de posse, Razak leu um trecho da Constituição da Malásia e prometeu "cumprir as obrigações do cargo com honestidade e com todas as capacidades".

Najib é filho de Abdul Razak, segundo-primeiro-ministro, e sobrinho de Hussein bin Oon, do governo de Abdullah. O novo primeiro-ministro é o sexto da história do país desde que a Malásia declarou a sua independência do Reino Unido em 1957.

Najib chega ao poder em meio a uma grande crise na UNMO que perdeu apoio popular em meio aos escândalos envolvendo vários dirigentes. O partido acusou o ex-primeiro-ministro de não ter ter conseguido combater a corrupção, reformar o sistema judicial e aumentar a eficácia da administração.

A UNMO foi afetada por escândalos políticos e uma crise provocada pelos maus resultados nas eleições gerais do ano passado, quando perdeu terreno frente à oposição. O eleitorado, descontente com a corrupção, a situação econômica e a falta de cumprimento das reformas prometidas pelo governo de Abdullah, passou a apoiar os partidos de oposição formados pelos de Justiça, Pan-islâmico da Malásia e Ação Democrática, que possuem 83 das 222 cadeiras do Parlamento federal.

Nesta quinta-feira, os três partidos que integram a aliança opositora liderada pelo ex-vice-primeiro-ministro Anwar Ibrahim pediram ao rei que a nomeação de Najib fosse adiada, devido as acusações de que ele teria recebido suborno pela compra de submarinos quando ocupava a pasta da Defesa.

O novo-primeiro-ministro classificou as acusações da oposição de mentirosas. A transição de poder de Najib chega em um momento também quando as minorias de origem chinesa e indiana do país, povoado por 27 milhões de pessoas, denunciam que os Direitos Humanos estão sendo lesados pela política oficial de apoio a maioria malaia, que representa 60% da população.

"Temos sacrificado a democracia pela supremacia da raça. É uma coisa de hegemonia política", disse o ex-ministro da Justiça, de etnia malaia, Zaid Ibrahim, em declarações à imprensa local. Nas últimas eleições, segundo uma sondagem de um centro de estudos políticos em Merdeka, a descendência teve forte influência para os eleitores de origem chinesa e malaia que votaram a favor do partido governista que defende privilégios para a etnia malaia.

Perfil

Najib Razak é um veterano político, filho do segundo primeiro-ministro a assumir depois da independência --Abdul Razak, considerado o pai do desenvolvimento nacional.

Com 22 anos, Najib Razak assumiu como o deputado mais jovem da história do país. Em 1986 foi nomeado ministro de Cultura, Juventude e Esportes. Desde então, já assumiu a pasta de Defesa (1991-1999), Educação (1995) e Finanças (2008-2009). Desde 2004, ele era vice-primeiro-ministro de Badawi.

Fonte: Folha Online

 

Tags: