UE assina acordo sobre monitoração de gás com Rússia
Com acordo assinado por todas as partes, previsão é de que gás volte a fluir para a Europa nesta terça-feira

Infográfico (AE)
A Comissão Europeia assinou um acordo sobre a monitoração do trânsito de gás da Rússia para a Europa via Ucrânia, informou o enviado russo para a UE Vladimir Chizhov, segundo a agência de notícias Interfax. O acordo, já assinado pela Ucrânia, era uma condição que a Rússia havia colocado para retomar o envio de gás para a Europa pelo país.
A presidência tcheca da União Europeia e a estatal russa Gazprom disseram que Kiev assinou o acordo sem condições. "Não há mais motivo para que a Rússia não retome o abastecimento", disse o ministro da Indústria tcheco, Martin Riman.
Agora, todas as partes envolvidas já assinaram o acordo, segundo o presidente da Gazprom, Alexander Medvedev. "O documento foi finalmente assinado", afirmou em entrevista em Bruxelas. "Se tudo correr bem, é provável que comecemos a bombear gás novamente em breve."
Segundo o comissário de Energia da UE, Andis Piebalgs, o gás pode começar a fluir a partir das 5 horas (de Brasília) desta terça-feira, 13.
Esse conflito energético já é avaliado como o mais grave da história da União Europeia. Desde 1º de janeiro, mais de uma dezena de países foram prejudicados com a falta de gás. Bulgária, Eslováquia e Croácia estão em situação de emergência e ainda enfrentam um inverno rigoroso neste ano.
A disputa foi iniciada depois que Rússia e Ucrânia não chegaram a um acordo sobre os preços do gás neste ano. O continente depende da Rússia para um quarto de suas necessidades. Oitenta por cento do gás russo chega à Europa através de gasodutos que cortam a Ucrânia.
O leste e o centro da Europa foram os mais prejudicados pela disputa, que provocou o fechamento de fábricas e deixou dezenas de milhares de residências amargando temperaturas abaixo de zero, sem o aquecimento gerado pelo gás. A interrupção no fornecimento afetou 18 países.
Fonte: Estadão
Últimas notícias + notícias

Luís Guilherme, sergipano que joga no Palmeiras está em Sergipe

Sergipe inicia atendimento para emissão da Carteira de Identidade Nacional nesta segunda-feira; saiba como agendar

Conheça o atleta que desbancou Cristiano Ronaldo e Messi na lista de esportista mais bem pago

Verdfrut amplia rede com segunda unidade em Aracaju

Homem morre afogado após cair na piscina de clube em Aracaju

Rebaixado, Santos paga salários gigantes a vários atletas
Últimas da TV Atalaia + TV Atalaia

Setor de transporte de Sergipe e Alagoas participam da discussão das Nações unidas

Corpo de Bombeiros realiza quinta edição do Natal solidário em Aracaju
