Três cientistas ganham Nobel de Medicina 2025 por avanços no sistema imunológico

Pesquisas ajudam a entender por que algumas pessoas desenvolvem doenças autoimunes (quando o corpo ataca a si mesmo) ou rejeitam transplantes

Por Redação do Portal A8SE, com informações da Agência Brasil 06/10/2025 11h02
Três cientistas ganham Nobel de Medicina 2025 por avanços no sistema imunológico
Foto: Divulgação

O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina 2025 foi concedido nesta segunda-feira (6) aos médicos Mary E. Brunkow, Fred Ramsdell e Shimon Sakaguchi por suas descobertas sobre a “tolerância imune periférica” — ou seja, mecanismos que fazem o nosso corpo evitar que o sistema de defesa ataque inocentemente os próprios tecidos.

Os laureados identificaram células chamadas T reguladoras (T-regs), que funcionam como guardiãs do equilíbrio imunológico. Essas células ajudam a impedir que o sistema imunológico se volte contra o próprio corpo, fenômeno presente em doenças autoimunes.

O japonês Sakaguchi foi pioneiro ao demonstrar a existência e função das T-regs. Já os americanos Brunkow e Ramsdell identificaram o gene FOXP3, essencial para o desenvolvimento e funcionamento dessas células reguladoras.

Os três dividirão o valor do prêmio, estimado em aproximadamente 11 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 1,2 milhão).

Consequências e expectativas

Essas pesquisas ajudam a entender por que algumas pessoas desenvolvem doenças autoimunes (quando o corpo ataca a si mesmo) ou rejeitam transplantes. Também abrem caminho para terapias futuras que possam ajustar a ativação ou contenção do sistema imunológico — por exemplo, fortalecendo o controle em doenças autoimunes ou removendo o controle excessivo em casos de câncer.

Sobre os laureados

  • Mary E. Brunkow é imunologista e coidentificou o gene FOXP3 ligado à regulação imunológica.
  • Fred Ramsdell colaborou na descoberta do papel desse gene no funcionamento das células reguladoras.
  • Shimon Sakaguchi é professor no Japão e liderou os estudos iniciais sobre as T reguladoras.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp