Tiroteio faz Obama pedir adiamento de viagem ao Japão

Os Estados Unidos pediram ao Japão que o início da visita do presidente Barack Obama ao país, previsto para a próxima quinta-feira (12), seja adiado em um dia, para que ele possa assistir a uma cerimônia pelas vítimas do tiroteio na base de Fort Hood, no Texas.
Segundo fontes do Ministério de Assuntos Exteriores do Japão, citadas pela agência de notícias local Kyodo, o pedido americano está sendo analisado pelas autoridades japonesas. Por enquanto, está previsto que Obama visitará o Japão nos dias 12 e 13 de novembro. Mas o tiroteio de anteontem na base militar de Fort Hood, na qual o comandante Nidal Malik Hassan, de 39 anos, matou 13 pessoas e feriu pelo menos 30, obrigou o presidente americano a pedir uma mudança na agenda.
Segundo a imprensa japonesa, a Casa Branca pediu que o cronograma inicial da visita seja alterado para que Obama possa assistir a uma cerimônia em honra às vítimas de Fort Hood, a maior base militar dos Estados Unidos.
As mesmas fontes disseram que a reunião entre o primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, e o chefe de Estado americano, inicialmente marcada para a próxima sexta-feira, não sofrerá nenhuma alteração.
Hatoyama admitiu hoje à imprensa que o adiamento da chegada de Obama é "provavelmente inevitável". Porém, destacou que ambos os países farão de tudo para que os encontros bilaterais sejam afetados o menos possível, segundo a agência Kyodo.
Fonte: R7
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

O cardeal americano, Robert Prevost é o sucessor do papa Francisco, ele adotou o nome de Leão XIV

Ministério do trabalho está regulamentando o trabalho em feriados e domingos no comércio

Prefeitura de Aracaju anuncia abertura da licitação para obras no Largo da Aparecida
