Terremoto de seis graus atinge novamente a Indonésia

Depois do terremoto, um alerta de tsunami foi lançado depois do primeiro tremor, mas foi suspenso pouco depois, sem que houvesse registro de ondas gigantes.

30/09/2015 19h00
Terremoto de seis graus atinge novamente a Indonésia
A8SE

Um tremor de 6,1 graus na escala Richter abalou nesta terça-feira, pela segunda vez desde domingo (4), a Província de Papua Ocidental, na Indonésia, informou o Instituto Geológico americano (USGS).

O terremoto ocorreu às 7H48 local (20H48 Brasília de terça-feira), ao largo da ilha, e seu epicentro foi situado 75 km a oeste da principal cidade da região, Manokwari.

No domingo, dois fortes tremores, de 7,6 e 7,5 graus, sacudiram a mesma região, matando uma menina de 10 anos e ferindo outras 40 pessoas.Três pessoas foram resgatadas com vida dos escombros.

Centenas de prédios sofreram danos e duas pontes desabaram nos abalos de domingo.
O primeiro abalo ocorreu às 04h43, hora local (17h43 de Brasília) e um tremor secundário seguiu-se cerca de três horas depois.

Um alerta de tsunami foi lançado depois do primeiro tremor, mas foi suspenso pouco depois, sem que houvesse registro de ondas gigantes.

A Indonésia foi o país mais duramente atingido pelo tsunami de dezembro de 2004, que deixou mais de 230 mil mortos em 11 países da Ásia, sendo mais de 168 mil somente na província indonésia de Aceh.

O arquipélago indonésio fica na junção de três placas tectônicas e é frequentemente abalado por terremotos.

Fonte: Folha On-line

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: