Soldados americanos matam suposto miliciano no Iraque

Soldados americano mataram um suposto membro de uma milícia pró-governamental, enquanto colocavam uma mina terrestre ao norte de Bagdá, informou nesta sexta-feira o Exército americano. Segundo a nota, outras três pessoas estavam ao lado do suspeito. Duas pessoas foram feridas e detidas e a outra fugiu.
O incidente aconteceu na noite desta quinta-feira (2) na cidade de Taji, 30 quilômetros ao norte de Bagdá, no segundo enfrentamento em uma semana entre soldados americanos e membros das milícias dos Conselhos de Salvação, que atuam em colaboração com o governo iraquiano.
No fim de semana, tropas norte-americanas e iraquianas enfrentaram integrantes dos Conselhos de Salvação em Al Fadl, bairro sunita de Bagdá, após a prisão de um dos chefes desta milícia.
Nesta quinta-feira, o governo americano anunciou o repasse do controle da região às autoridades do Iraque. Em comunicado, o Exército explicou que a transferência terminou nesta quarta-feira (1º), quando o Executivo iraquiano assumiu a responsabilidade pelos dez mil milicianos existentes na Província de Salah ad Din, no norte do Iraque, os últimos que estavam sob comando americano.
Fonte: Folha Online
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital da Criança vem registrando aumento do número de casos graves de síndromes gripais

Sergipe registra recorde histórico de empregos com carteira assinada em maio

Sebrae e a prefeitura realizam inauguração da sala do empreendedor Francisco Pimentel Franco

Direto de Brasília 01/07/25
