Presidente do Irã, Ebrahim Raisi morre em acidente de helicóptero

De acordo com a imprensa oficial, aeronave sofreu acidente em razão de más condições climáticas no domingo (19)

Por Por Redação Portal A8SE e R7 20/05/2024 14h42
Presidente do Irã, Ebrahim Raisi morre em acidente de helicóptero

Foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores do Irã, nesta segunda-feira (20), a morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi, de 63 anos, após um acidente de helicóptero. Ele era presidia o Irã desde 2021, quando venceu as eleições no país com 60% dos votos.

Raisi era a segunda pessoa mais importante do país, atrás apenas do aiatolá Ali Khamanei, líder supremo do Irã e de quem o atual presidente era um protegido e possível sucessor.

Pela manhã, a televisão estatal confirmou que ele estava em uma aeronave que caiu na região de Varzaqan, no noroeste do país. O chefe de estado voltava com a comitiva do alto escalão do governo iraniano da inauguração de uma barragem na fronteira do Irã com o Azerbaijão.

Ao todo, o comboio do presidente incluía três helicópteros e, desses, dois deles teriam pousado em segurança.

Segundo a imprensa local, o helicóptero teria caído numa região montanhosa do Irã em razão das más condições climáticas durante um voo que transportava Raisi.

Além de Raisi, o chanceler do Irã, Hossein Amirabdollahian também morreu no acidente. O governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati, e Hojjatoleslam Al Hashem, líder religioso, ainda estão desaparecidos.

Cerca de 73 equipes de resgate, drones e montanhistas foram enviados ao local para realizar as buscas por terra, e os destroços da aeronave foram encontrados.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp