Papa Francisco tem dois episódios de insuficiência respiratória aguda, diz Santa Sé

Pontífice de 88 anos, voltou a usar ventilação mecânica não invasiva

Por Redação Portal A8SE e Agência Brasil 03/03/2025 15h33
Papa Francisco tem dois episódios de insuficiência respiratória aguda, diz Santa Sé

Um boletim médico, divulgado nesta segunda-feira (3), informou que o papa Francisco teve dois episódios de insuficiência respiratória aguda. O comunicado informou que as duas crises foram provocadas por uma reação dos brônquios, que tentaram expelir o muco acumulado para eliminar as bactérias.

De acordo com os médicos, o pontífice de 88 anos passou tinha passado à noite do ultimo domingo (2) bem e sem febre, o que indicava ausência de infecção. Na semana passada, Francisco também passou por uma crise respiratória.

Após a aspiração de secreções, foi necessária a retomada da ventilação mecânica não invasiva. Ainda segundo o boletim, as condições clínicas do papa ainda são complexas, com uma situação sujeita a criticidades. "O Santo Padre permaneceu sempre vigilante, orientado e colaborativo", disse o Vaticano.

Desde o dia 14 de fevereiro, Francisco, de 88 anos, está internado no Hospital Gemelli, em Roma, devido a uma infecção respiratória grave que desencadeou outras complicações.

Fé e respeito

No domingo (2), o Santo Padre recebeu a visita do secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, e do secretário-adjunto de Estado, Edgar Peña Parra.

Em mensagem enviada aos participantes do congresso O fim do mundo? Crises, responsabilidades, esperanças, que acontece em Roma desde o último domingo, Francisco fez críticas à tecnocracia neoliberal e defendeu o respeito à ciência e o fortalecimento do multilateralismo.

Ele também fez um chamado à escuta e a estarmos abertos às mudanças necessárias para a transformação do mundo que enfrenta uma “policrise”, com a convergência de guerras, mudanças no clima, crises energéticas, pandemias, fluxos migratórios e inovações tecnológicas.

O papa conclui a mensagem agradecendo as orações pela sua saúde e agradeceu a equipe médica que o acompanha. “Sinto todo o seu carinho e proximidade e, neste momento particular, sinto como se estivesse sendo ‘carregado’ e apoiado por todo o povo de Deus. Obrigado a todos!”, finalizou Francisco.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp