Obama homenageia Luther King na despedida da transição

Eleito participa de serviços comunitários e três jantare. Entre os convidados especiais está o piloto que salvou 155 pessoas ao fazer um pouso forçado no rio Hudson.

30/09/2015 19h01
Obama homenageia Luther King na despedida da transição
A8SE

 

Obama discursa em show no Lincoln Memorial (Reuters)

Depois de reunir mais de 200 mil pessoas no grande show com o monumento a Abraham Lincoln como cenário, o presidente eleito dos EUA, Barack Obama, chega ao fim de sua etapa pré-presidencial com outra grande figura da história americana, o reverendo Martin Luther King Jr. Obama participará de um projeto de renovação da comunidade na área de Washington no feriado em homenagem ao ativista pelos direitos civis assassinado em 1968. O vice-presidente, Joe Biden, também participará dos trabalhos voluntários nesta segunda, assim como Michelle Obama e Jill Biden.

A equipe de transição de Obama se recusou a indicar os locais ou detalhes dos lugares em que eles trabalharão nesta segunda. A posse de terça-feira, assim como sua eleição, tem sido vista com enorme entusiasmo público, tem eventos cuidadosamente coreografados e sempre ressaltando o espírito de união. As celebrações começaram no sábado, quando Obama refez o trajeto de trem cumprido por Abraham Lincoln em 1861, segundo da Filadélfia até Washington. No domingo, a população enfrentou o frio de -3ºC para acompanhar o megashow, com celebridades da música, no Lincoln Memorial.

Nesta segunda, Obama pede a nação que honre o legado Luther King e renove seu compromisso com os serviços comunitários. O Comitê Presidencial de Posse lançou um site para ajudar as pessoas a encontrar oportunidades de voluntariado próximas de suas casas. Além do trabalho voluntário, Obama também terá um feriado ocupado. Ele participa de três jantares em homenagem aos serviços públicos prestados pelo ex-secretário de Estado Colin Powell, ao seu vice-presidente, Joe Biden, e ao ex-rival na disputa presidencial, o senador republicano Johh McCain.

De última hora, um novo herói nacional foi convidado para a posse desta terça. O piloto do avião da companhia US Airways Chesley B. "Sully" Sullenberger, que salvou 155 pessoas ao fazer um pouso forçado no rio Hudson na semana passada, participará da cerimônia com sua família.

Obama dança Stevie Wonder

O conteúdo do iPod de Barack Obama em breve deve virar segredo de Estado, mas os músicos Stevie Wonder, Garth Brooks e Peter Seeger podem se orgulhar por terem feito o presidente eleito dos EUA se mexer num show no domingo. Obama, sua esposa, Michelle, e as duas filhas do casal, Sasha e Malia, sentaram-se ao lado do vice-presidente-eleito, Joe Biden, e da mulher dele, Jill, enquanto Bruce Springsteen cantava "The Rising" e Mary Blige fazia uma apresentação arrasadora de "Lean on Me".

O show, sob frio intenso, nas escadarias do Memorial Lincoln, no Mall (avenida monumental de Washington), foi o início das celebrações para a posse de Obama, que na terça-feira se torna o primeiro negro a governar os EUA. No começo do espetáculo, Sasha, 7 anos, estava irrequieta, enquanto Malia, 10, aparentemente entediada, repousava a cabeça no ombro da mãe. Obama ocasionalmente conversava com Biden - ambas as famílias estavam sentadas atrás de um vidro blindado ao lado do palco. Mas houve sinais de vida quando Garth Brooks assumiu o palco, primeiro cantando "American Pie", e depois "Shout" - quando a futura primeira-dama e Sasha jogaram as mãos para cima.

E aí vieram Stevie Wonder, Usher e Shakira - o grupo mais notavelmente diverso de artistas num show marcado pela diversidade. Wonder e Usher são afro-americanos; Shakira é colombiana descendente de libaneses. Com "Higher Ground", de Wonder, o casal Obama se pôs de pé e dançou um pouco. Eles ainda acompanhariam a letra de "This Land is Your Land", com Bruce Sprinsteen, Pete Seeger e um neto dele. Aliás, toda a multidão, que se estendia do Memorial até o monumento a Washington, cantou junto, assim como quando Beyoncé atacou de "America the Beautiful".

Jon Bon Jovi, Sheryl Crow, Josh Groban, John Mellencamp e a banda irlandesa U2 também se apresentaram. Steve Carell, Queen Latifah, Denzel Washington e Tiger Woods participaram como oradores. Esse memorial é um marco para os afro-americanos. Foi ali que Marian Anderson cantou, em 1939, depois de ser barrada no Constitution Hall por causa da cor da sua pele, e lá que o reverendo Martin Luther King fez o seu mais famoso discurso, "Eu Tenho um Sonho", em 1963.

Em discurso na escadaria do memorial em homenagem a Abraham Lincoln, que tomou posse às vésperas de uma Guerra Civil, Obama manifestou otimismo, a despeito do fato de que tomará posse, na terça-feira, tendo de administrar duas guerras e a pior crise econômica desde a década de 1930. "Não há dúvida de que nossa estrada será longa. Que nossa subida será íngreme", acrescentou. "Mas nunca se esqueçam que o verdadeiro caráter da nossa nação se revela não durante os tempos de conforto e facilidade, mas pelo bem que fazemos quando o momento é difícil."

 

Fonte: Estadão

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: