Obama estuda dialogar com Hamas, diz jornal
Iniciativa noticiada pelo Guardian seria reversão da política de Bush para o grupo islâmico palestino

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, está disposto a iniciar um diálogo com o grupo palestino Hamas, de acordo com reportagem publicada na edição desta sexta-feira do jornal britânico, The Guardian. O diário diz ter ouvido três integrantes da equipe de Obama cientes de discussões visando a abertura de um canal de negociação com a organização islâmica.
"Não se fala em Obama aprovar negociações diplomáticas diretas com o Hamas cedo, mas ele está recebendo recomendações de assessores para iniciar aproximações a nível de baixo escalão ou clandestinas", disse o jornal. "Um caminho já testado seria começar os contatos através (...) dos serviços de inteligência dos Estados Unidos, similar ao processo secreto pelo qual os Estados Unidos abordaram a OLP (Organização para a Libertação da Palestina) na década de 70", afirma a reportagem. "Israel não ficou ciente dos contatos até muito depois."
A estratégia, se confirmada, significaria o abandono da política de isolamento adotada pelo presidente George W. Bush para o Hamas. Segundo o Guardian, "Richard Haass, um diplomata que serviu durante os governos dos dois presidentes Bush citado por várias organizações noticiosas nesta semana como a escolha de Obama para enviado ao Oriente Médio, apoia contatos de baixo escalão com o Hamas desde que exista um cessar-fogo e uma reconciliação entre o Hamas (que controla a Faixa de Gaza) e a Fatah (facção rival que controla a Cisjordânia)".
O jornal diz que "há várias opções que evitariam um cenário politicamente tóxico para Obama de parecer dar legitimidade ao Hamas" ao abrir diálogo. "Você pode fazer alguma coisa através dos europeus", disse Steve Clemons, diretor do Programa de Estratégia Americana da New America Foundation, segundo o Guardian. "Você pode inventar uma estrutura que seja multilateral."
Um especialista em Oriente Médio próximo à equipe de transição de Obama cujo nome o jornal não divulgou disse ser pouco provável que os possíveis contatos com Hamas venham a público. O Departamento de Estado considera o Hamas uma organização terrorista e em 2006 o Congresso dos Estados Unidos aprovou uma lei proibindo a concessão de ajuda financeira ao grupo, lembra o jornal.
Fonte: Estadão
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Três homens são presos por saquear caminhão que capotou em Estância

Homem é preso suspeito de matar o pai em Carira

Polícia Militar prende suspeito por importunação sexual no bairro Santos Dumont em Aracaju

Protesto dos ambulantes no centro de Aracaju

Dupla é presa por porte ilegal de arma de fogo em Nossa Senhora das Dores
Mais acessadas
Abertas as inscrições para a II Mostra Travessias: Cinema–Educação em Sergipe
Homem é preso com arma e drogas em São Cristóvão
Flamengo vence o Palmeiras no Maracanã e se aproxima de liderança
11ª corrida Outubro Rosa de Sergipe reúne 1.500 pessoas na Orla de Atalaia
Município de Santa Luzia do Itanhy tem abastecimento de água interrompido
Mais notícias
-
1 semana, 6 dias Guerra em Gaza completa dois anos com novos bombardeios israelenses e busca por cessar-fogo
-
2 semanas Três cientistas ganham Nobel de Medicina 2025 por avanços no sistema imunológico
-
2 semanas, 6 dias Trump propõe tarifa de 100% para filmes estrangeiros; medida pode afetar Brasil e América Latina