Obama diz que só declarará guerra "quando necessário"

30/09/2015 19h12
Obama diz que só declarará guerra "quando necessário"
A8SE

Grupo participa de homenagem a militares mortos durante combate no cemitério da cidade de Arlington, no feriado do Memorial Day (Efe)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez homenagem aos militares americanos mortos em combate nesta segunda-feira por ocasião do feriado do Memorial Day, dia no qual os americanos fazem tributo às Forças Armadas.

Em discurso, Obama afirmou que enviará cidadãos americanos à guerra somente quando for "absolutamente necessário" e que equipará os militares com o material para cumprir as suas missões. "Enquanto presidente, enviarei nossas tropas à guerra só quando for absolutamente necessário e darei equipamento e apoio aos que necessitam para fazer seu trabalho."

Obama tomou café da manhã com parentes de militares mortos e, depois, participou de um ato perante o monumento do soldado desconhecido no cemitério de Arlington, no Estado da Virgínia. Mais de 300 mil combatentes americanos estão enterrados no local, que tem uma seção --a 60-- dedicada às vítimas das guerras de Iraque e Afeganistão.

"As feridas de guerra ainda estão frescas na seção 60", disse Obama, que chamou a atenção para as fotos, ursos de pelúcia, revistas e até garrafas de cerveja e cigarros que os parentes e amigos deixaram junto aos túmulos.

No cemitério, estão também os corpos de ex-presidentes como John Kennedy (1961-1963), juízes do Supremo Tribunal e personalidades. "Aqui descansam presidentes e soldados junto ao solo, juízes do Supremo Tribunal e escravos, generais conhecidos pela história e soldados que apenas Deus conhece."

O presidente disse que o Memorial Day ocorre com duas guerras abertas, em Iraque e Afeganistão, e assinalou que a história dos enterrados em Arlington é a do próprio EUA.

"Logo atrás dessa ampla colina atrás de mim descansam aqueles que perdemos na Segunda Guerra [...] e em uma tranquila esquina ao norte, milhares dos que perdemos no Vietnã." "O cemitério é uma prova do preço que nossa nação pagou pela liberdade", destacou.

Obama disse, após depositar uma coroa de flores sobre o túmulo do soldado desconhecido, que a disposição dos militares em entregar a vida pelas pessoas que nunca conheceram é o que os torna "o melhor dos EUA".

Os atos do Memorial Day incluem desde coloridos desfiles até sombrias cerimônias em todo o país. Entre os eventos mais chamativos está o desfile de milhares de veteranos da Guerra do Vietnã em motos Harley Davidson pelas ruas de Washington, que aconteceu neste domingo e marcou o início das atividades do Memorial Day.

O encontro, conhecido como Rolling Thunder, inclui a visita dos participantes ao monumento aos mortos no Vietnã, onde os motoristas rendem tributo a seus companheiros falecidos.

O Departamento de Veteranos de Guerra calcula que cerca de um milhão de americanos morreram durante o serviço militar no país.

Fonte: Efe

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: