Obama diz que americanos "dormiram no ponto" ao permitir estouro da crise

Eu vou investir em um aparato para trabalhar no sistema regulamentador do século 21

30/09/2015 18h59
Obama diz que americanos "dormiram no ponto" ao permitir estouro da crise
A8SE

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira que os americanos "dormiram no ponto" ao ignorar os sinais evidentes da grave crise financeira que estourou no país em setembro e já afeta todo o mundo.

"Nós dormimos no ponto. Não apenas as agências reguladoras, mas as comissões que deveriam ter visto os sinais", disse Obama, em entrevista coletiva na qual anunciou a escolha de Mary Schapiro para a crucial e difícil tarefa de implementar reforma na regulamentação do setor financeiro, como chefe da Securities and Exchange Commission (SEC, órgão do governo americano que regula o mercado financeiro).

"Nós tivemos um governo que começou com a premissa de que a desregulamentação é boa. Eu vou investir em um aparato para trabalhar no sistema regulamentador do século 21", disse Obama, criticando o atual presidente, George W. Bush.

Questionado várias vezes sobre como pretendia realizar não só a maior regulamentação do mercado financeiro, mas a reconquista da confiança dos americanos nos investidores, Obama disse apenas que divulgará um plano detalhado nas próximas semanas.

Contudo, ele disse que o plano envolve três estratégias: o seu plano de recuperação da economia, a regulamentação do sistema financeiro e um plano para lidar, em curto prazo, com o "déficit de US$ 1 trilhão que" Obama herdará de Bush.

Adultos

"As pessoas estão se sentindo frustadas. Não há muita supervisão de adultos por aí, seja no mundo político seja no mundo financeiro. Há a sensação de que tudo pode acontecer", disse Obama, sobre a atual situação do mercado financeiro americano.

Segundo o presidente eleito, que assume em 20 de janeiro, é necessário que todos os envolvidos assumam a responsabilidade de operar de maneira transparente e honesta.

"As pessoas precisam saber que precisamos fazer não só o que é bom para si mesmo, mas para o país. Sem ganância e sim com senso de bem comum", disse o democrata. "O que espero é que a minha administração tome ações muito específicas para mostrar aos americanos que falamos sério em nossa promessa de ajudar as famílias americanas a retomar o crescimento".

Obama ressaltou, contudo, que suas promessas ambiciosas e discurso de responsabilidade não significam necessariamente que seu governo não cometerá erros. "Haverá momentos em que as pessoas vão discordar de nós. O que eu espero é que as pessoas saibam que, quando erramos, nós vamos reconhecer e corrigir".

Fonte: Folha Online

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: