Número de mortos por cólera no Zimbábue ultrapassa 1.100
OMS afirma que, se epidemia não for contida, casos da doença podem chegar a 60 mil no país de Mugabe

A epidemia de cólera no Zimbábue continua a se espalhar e já matou 1.111 pessoas entre os 20.581 casos registrados desde agosto, informou a Organização das Nações Unidas nesta quinta-feira, 18. A Organização Mundial de Saúde acredita que o número de casos pode chegar a 60 mil se a epidemia não for contida.
Os novos dados do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês), incluíam um novo surto na cidade de Chegutu, em Mashonaland Ocidental, a leste de Harare, onde mais de 378 casos e 121 mortes foram registrados, informou o órgão em comunicado. Acredita-se que a epidemia de cólera iniciada em agosto se alastrou por causa da precariedade do sistema de saúde e da infra-estrutura de saneamento básico no país africano.
Antes um dos mais prósperos países africanos, o Zimbábue tem uma hiperinflação de quase 1 trilhão por cento ao ano e seu Estado é incapaz de fornecer serviços básicos. O surto de cólera é visto como mais uma prova da incapacidade do Estado em exercer suas funções essenciais. O impasse político persiste, funcionários públicos estão com salários atrasados e a oferta de alimentos vem minguando.
A epidemia ampliou a pressão pela saída do presidente Mugabe do poder, e os países ocidentais reforçaram os pedidos pela sua renúncia. O líder do partido governista sul-africano, Jacob Zuma, apoiou nesta quinta o esforço diplomático para encerrar o impasse político no Zimbábue, mas rejeitou qualquer possibilidade de mandar tropas ao vizinho. Mugabe concordou em dividir o poder com o líder opositor Morgan Tsvangirai em setembro, elevando as expectativas de acordo, mas as negociações pela divisão dos Ministérios emperrou as conversas.
Fonte: Estadão
Últimas notícias + notícias

Morte de Marcelo Déda completa 10 anos neste sábado (2)

Risco de colapso em mina de sal-gema faz alagoanos evacuarem o bairro Mutange, em Maceió

Final do Circuito Sergipano de Jiu Jitsu será realizado próximo domingo (3)

Feira de Artesanato chega à segunda edição em Itaporanga d'Ajuda; confira programação

MPSE exige iluminação pública na BR-101 e BR-235 em Socorro

Canais de comunicação da prefeitura de Aracaju ficarão temporariamente suspensos
Últimas da TV Atalaia + TV Atalaia

'Maratona de Inovação para o Bem' vai reunir cerca de 200 alunos de escolas públicas e privadas

Advogado das cooperativas habilitadas de transporte alternativo fala sobre legalização
