Morre aos 93 anos James Earl Jones, eterna voz do Darth Vader
Ator norte-americano faleceu em casa, cercado pela família
O ator norte-americano James Earl Jones, conhecido por dar voz ao icônico vilão Darth Vader, da franquia Star Wars, morreu aos 93 anos. A informação foi confirmada pelo seu agente, Barry McPherson, esta terça-feira (9).
Uma das características mais marcantes de James era a voz grave e profunda. Para quem cresceu na década de 1990 o conhecia por emprestar a voz ao leão Mufasa, da clássica animação O Rei Leão, de 1994.
O ator sofria de diabetes há vários anos e morreu em casa, cercado por seus familiares. A causa da morte, no entanto, não foi divulgada
Carreira
Além dos papéis em O Rei Leão e Star Wars, franquia iniciada em 1977 e que rende novos filmes até os dias atuais, ele também é conhecido no Brasil pelo papel do Rei Jaffe em Um Príncipe em Nova Iorque. No filme de 1988, ele interpreta o pai de Akeem, personagem de Eddie Murphy. Ele também atuou em filmes como Conan, O Bárbaro (1982); O Campo dos Sonhos (1989) e Caçada ao Outubro Vermelho (1990).
Com quase 200 trabalhos na televisão, seus últimos papéis foram exatamente em sequências de franquias que marcaram sua carreira. Ele voltou a dar a voz a Mufasa em 2019, em uma versão mais realista de O Rei Leão. Em 2021, voltou a interpretar o Rei Jaffe em Um Príncipe em Nova Iorque 2 e emprestou sua voz a Darth Vader uma última vez na minissérie Obi-Wan Kenobi, derivada da franquia de filmes Star Wars.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp